Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TCL é o único candidato ao terminal de contentores de Ferrol

A concessionária do terminal de contentores de Leixões (TCL) é a única candidata a equipar e operar o novo terminal de contentores do porto exterior de Ferrol, na Corunha.

A abertura das propostas só acontecerá no próximo dia 20, sexta-feira, mas terminado o prazo para apresentação das candidaturas é seguro que a Ferrol Container Terminal, controlada a 100% pela TCL, foi a única a responder ao concurso lançado em Março último pela autoridade portuária de Ferrol-San Cibrao.

Em causa está a concessão de um terminal que, quando concluído, disporá de um cais de 780 metros, prolongável até aos 1 460 metros, com fundos de -20 metros, e ocupará uma área total de 29 hectares. A concessão será feita por um período de 35 anos.

Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Lopo Feijó escusou-se a adiantar pormenores da proposta apresentada. Todavia, aquando do anúncio do concurso, em Março, responsáveis do porto de Ferrol falaram, sem especificar, num investimento de 100 milhões de euros. 

A autoridade portuária será a responsável pela infra-estruturação do terminal, que deverá ser entregue ao futuro concessionário por fases. Os responsáveis do porto apontam para 2013 o início das operações.

Tanto quanto foi possível apurar, o futuro concessionário do terminal de contentores de Ferrol terá de garantir o arranque efectivo das operações assim o terminal esteja operacional. E igualmente ficará obrigado a cumprir mínimos de movimentação de contentores.

A autoridade portuária de Ferrol aposta em transformar o terminal de contentores numa referência na costa atlântica da Europa do Sul.

Ao TRANPORTES & NEGÓCIOS, Lopo Feijó lembrou o facto de se tratar de um “terminal que irá nascer de raiz, o que implica sempre algumas condicionantes” mas sublinhou “as potencialidades para servir as regiões da Galiza e da Cantábria”.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS

 

Sobrevolando el puerto exterior from Diego Fersom on Vimeo.