Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
HOJE, 19 DE MAIO
Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II
O Porto de Aveiro leva a efeito hoje, dia 19 de Maio, o 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”, o qual se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.
Estes grupos de trabalho - nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do SSS em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.
Durante a manhã, no âmbito do Grupo de trabalho 1, sob o tema “ A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta”, vai reflectir-se sobre os principais requisitos técnicos e operacionais que os agentes consideram importantes assegurar para a oferta de soluções de transporte porta a porta de base marítima competitivas.
Para este efeito, está prevista - após a abertura da sessão pelo presidente da APA, José Luís Cacho, e uma breve apresentação do actual estado de desenvolvimento do projecto “Intermodality E-80” -, a apresentação, enquanto mote para o debate, pelo director geral da MSC Portugal , Carlos Vasconcelos, da sua experiência na operacionalização de serviços porta-a-porta de base marítima, no espaço Atlântico.
À tarde terá lugar o workshop do grupo de trabalho 2, sob o tema “A Gestão da informação na cadeia de transporte no SSS. A integração de processos”, pretendendo-se gerar reflexão quanto ao papel desempenhado pelos sistemas de informação para a promoção de serviços intermodais de base marítima.
Como contributo para o debate, estão previstas intervenções da EMSA - European Maritime Safety Agency, com a apresentação, por Lorenzo Fiamma, do projecto “Blue Belt”, e da Transitex, com a apresentação, por Fernando Lima, da sua experiência quanto à utilização de sistemas de informação na prestação de serviços porta-a-porta de base marítima, nomeadamente ao nível da integração de processos, do track e tracing das mercadorias.
Note-se que está prevista a participação, em ambos os workshops, dos principais agentes envolvidos na prestação de serviços intermodais de base marítima, como sejam transitários, armadores, agentes de navegação, operadores rodoviários e operadores ferroviários.
FONTE: CARGO
Artigos relacionados: