Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DO FUNCHAL
Maio com três navios de expedição
Maio poderá ser o mês dos navios de expedição na Madeira, tendo hoje, 10 de Maio, aportado o Plancius, procedente de Cabo Verde, com 35 passageiros e 38 tripulantes que desembarcaram no Porto do Funchal, uma vez que o navio seguiu para estaleiro.
Sob o comando de Han Tiemes, este cruzeiro teve por objectivo a observação de pássaros em locais como as ilhas Falklands, o sul da Georgia, Ushuaia, na Argentina, Santa Helena, Cabo Verde e Madeira.
O Plancius, da companhia norte-americana Polar Cruises, é um navio de expedição que percorre frequentemente o Ártico e a Antártida para observar os pinguins e os ursos polares.
É pois destinado a um público específico, podendo as suas viagens ascenderem por passageiro dos 7950 aos 15 mil dólares.
Já no dia 12 de Maio é esperado o Clipper Odissey, da companhia Zegrahm Expedition uma companhia que opera nas rotas de África, Austrália e Nova Zelândia, Indonésia e toda a Ásia, bem como o Ártico, a Antártida, as Galápagos, o Alasca e vários pontos da Europa.
Este navio transporta 90 passageiros e 77 tripulantes, vem de La Gomera, nas Canárias e depois da Madeira, ruma aos Açores.
O primeiro destes navios foi o National Geographic Explorer que escalou o Porto do Funchal no início de Maio, vindo de Las Palmas onde esteve em manutenção no estaleiro.
Trouxe apenas dois passageiros, uma vez que o cruzeiro se iniciou no Porto do Funchal, onde embarcaram 126 passageiros para fazerem uma rota que inclui algumas ilhas dos Açores e terminando com a visita a várias ilhas do Reino Unido.