Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ADRIANO MOREIRA ASSINA PETIÇÃO PARA CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA AS POLÍTICAS DO MAR

«O mar é uma das janelas de liberdade de Portugal»

O Professor Adriano Moreira acaba de assinar a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. Adriano Moreira revela a importância desta iniciativa na frase “o mar é uma das janelas de liberdade de Portugal”.

Já o Almirante Vieira Matias, Presidente da Academia de Marinha e promotor desta petição, refere que "o enorme potencial económico, moral e de segurança do mar só se tornará realidade útil por firme vontade dos portugueses, através de acções inteligentes e determinadas, desenvolvidas coordenadamente pelas sociedades civil e política. Esta deve, por isso, ter uma organização capaz de dar os estímulos e as respostas adequados, em todos os seus níveis, incluindo a Assembleia da República."

A petição foi lançada no seguimento de uma carta entregue ao Presidente da Assembleia da República e Presidentes dos Grupos Parlamentares por um grupo de cidadãos ligados ao sector do mar, na qual pedem a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar.

De forma simbólica, esse pedido foi remetido a partir do Cabo da Roca, "onde a terra acaba e o mar começa". Deste modo, os promotores desta iniciativa desejam que a Assembleia da República dê também um sinal inequívoco de apostar na promoção da economia do mar, criando uma Comissão que possa ter uma visão de conjunto deste importante sector para a economia nacional e acompanhar a execução da Estratégia Nacional para o Mar, aprovada pelo Governo em 2006, e que é natural que necessite de actualização.

Este Grupo irá realizar várias acções durante os próximos meses no sentido de estimular que as "Políticas do Mar" sejam objecto de discussão durante a próxima campanha eleitoral, procurando a adesão de todos os partidos políticos a este desígnio nacional.