Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ADRIANO MOREIRA ASSINA PETIÇÃO PARA CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA AS POLÍTICAS DO MAR
«O mar é uma das janelas de liberdade de Portugal»
O Professor Adriano Moreira acaba de assinar a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. Adriano Moreira revela a importância desta iniciativa na frase “o mar é uma das janelas de liberdade de Portugal”.
Já o Almirante Vieira Matias, Presidente da Academia de Marinha e promotor desta petição, refere que "o enorme potencial económico, moral e de segurança do mar só se tornará realidade útil por firme vontade dos portugueses, através de acções inteligentes e determinadas, desenvolvidas coordenadamente pelas sociedades civil e política. Esta deve, por isso, ter uma organização capaz de dar os estímulos e as respostas adequados, em todos os seus níveis, incluindo a Assembleia da República."
A petição foi lançada no seguimento de uma carta entregue ao Presidente da Assembleia da República e Presidentes dos Grupos Parlamentares por um grupo de cidadãos ligados ao sector do mar, na qual pedem a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar.
De forma simbólica, esse pedido foi remetido a partir do Cabo da Roca, "onde a terra acaba e o mar começa". Deste modo, os promotores desta iniciativa desejam que a Assembleia da República dê também um sinal inequívoco de apostar na promoção da economia do mar, criando uma Comissão que possa ter uma visão de conjunto deste importante sector para a economia nacional e acompanhar a execução da Estratégia Nacional para o Mar, aprovada pelo Governo em 2006, e que é natural que necessite de actualização.
Este Grupo irá realizar várias acções durante os próximos meses no sentido de estimular que as "Políticas do Mar" sejam objecto de discussão durante a próxima campanha eleitoral, procurando a adesão de todos os partidos políticos a este desígnio nacional.