Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LISBOA

Quatro novos navios de cruzeiro em Maio

Em Maio, quatro dos 13 navios previstos escalarem a capital portuguesa fá-lo-ão pela primeira vez.
O primeiro, no dia 4 de Maio, foi o L’Austral, em viagem inaugural com início em Marselha e fim em Lisboa, de onde zarpará para uma nova viagem.
Acabado de ser construído nos estaleiros italianos Fincantieri, o L’Austral, com 142 metros de comprimento, tem 132 cabines exteriores e uma capacidade máxima para 264 passageiros e 139 tripulantes.
O L’Austral, uma nova geração de iates, tem um design inovador e um estilo único, capaz de proporcionar aos seus passageiros a verdadeira sensação de viajarem a bordo de um iate privado.

No dia 12 de Maio é a vez do Costa Pacifica, um dos 15 navios da frota do principal operador europeu, a Costa Cruises, chegar a Lisboa numa viagem entre Itália e o Reino Unido com início em Civitavecchia e fim em Harwich.
A navegar desde 2009, o Costa Pacifica, com 114,5 mil toneladas e 290 metros de comprimento, tem capacidade para mais de 3 mil passageiros e 1100 tripulantes.
O Costa Pacifica oferece aos seus passageiros a possibilidade de usufruírem de uma variedade de espaços nomeadamente, 5 restaurantes, 13 bares, 4 jacuzzis, 4 piscinas duas delas com cobertura retrátil, um SPA com 6 mil m2, uma piscina polidesportiva, um teatro de três andares, casino, discoteca, um simulador de um carro de fórmula 1 e uma sala de gravação musical, uma vez que a música é a protagonista absoluta a bordo.

A 25 de Maio chega a Lisboa o Adonia, o mais recente e o mais pequeno navio de cruzeiros da companhia P&O Cruises. Com capacidade para apenas 710 passageiros, é graças ao seu pequeno tamanho, 180 metros, que o Adonia pode chegar a portos a que os grandes navios não podem aceder.
Embora já esteja a navegar desde 2001, é a primeira viagem que realiza como Adonia, com início e fim no porto de Southampton, em Inglaterra, e passagem por portos do Mediterrâneo.

Para fechar o mês, no dia 31 de Maio, Lisboa recebe pela primeira vez a visita do mais recente navio de cruzeiros da Oceania Cruises, o Marina, numa viagem com início em Barcelona e destino final Copenhaga.
Inaugurado em Janeiro de 2011, com 236 metros de comprimento e capacidade para 1 258 passageiros e 800 tripulantes, o Marina é o primeiro de dois navios gémeos encomendados, em 2008, pela Oceania Cruises ao estaleiro italiano Fincantieri, e é, neste momento, o maior navio da frota da Oceania. Em Abril de 2012, o irmão gémeo, o Riviera deverá ser entregue à companhia, e nesse mesmo ano fará escala em Lisboa.

Como forma de expressar o enorme orgulho que tem em receber os mais recentes navios de cruzeiro e todos aqueles que vêm a bordo, o porto de Lisboa organizará acções de boas vindas aos navios, aos passageiros que viajam a bordo e aos respetivos comandantes.