Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2E3S faz acordo com ENIDH e CP Carga

A Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S) celebrou acordos com a CP Carga e a Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) no âmbito do projecto Life Logistics - Logistics Intermodal Freight Enhancement. O projecto, apresentado pela 2E3S no ano passado à Comissão Europeia, foi recentemente aprovado para fazer parte do programa Marco Polo III.

Em declarações à Transportes em Revista, Eduard Rodés, presidente da 2E3S, referiu que sempre buscámos, para este projecto, uma forte participação de Portugal. E para o implementarmos necessitávamos de parceiros locais, que representassem não só a componente marítima como também a ferroviária e académica. Em Portugal temos como parceiro, na componente ferroviária, a CP Carga, e na vertente académica, a Escola Náutica Infante D. Henrique.

Também o IPTM e a Associação Portuguesa para a Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância estão envolvidos neste projecto. O mesmo foi feito em França, Itália e Espanha . O programa formativo Life Logistics dispõe de uma verba de cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais 1,3 milhões são financiados pelo programa comunitário Marco Polo III.

O programa tem uma vertente ferroviária, através do curso URCO - Simple Use Railway Conections e contempla ainda o MOST - Motorway of the Sea Training, curso que aborda o transporte marítimo de curta distância e a intermodalidade, assim como os conceitos de e-maritime, e-freight, e-commerce, entre outros. Segundo Eduard Rodés nos cursos, os alunos, adquirem em primeira mão as últimas novidades relativas ao sector dos transportes, interiorizando e aprendendo de forma estruturada os elementos de competitividade que neste momentos são necessários para realizar operações de transporte.

De referir que, entre 11 e 14 de Junho, vai ter lugar um curso MOST para portugueses, entre os portos de Barcelona e Civitavecchia (Roma) a bordo do navio Cruise Roma, da companhia Grimaldi Lines. As inscrições já estão abertas e são limitadas. Para ver o programa clique AQUI.

FONTE: TRANSPORTES EM REVISTA