Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 29

Leixões debate intermodalidade ferro-marítima

“A intermodalidade ferro-marítima: oportunidades de melhoria” é o tema do Seminário que o Projecto Intermodalidade E-80 promove no porto de Leixões na próxima sexta-feira.

O encontro é o primeiro seminário promovido pelo Grupo Trabalho 4 do projecto promovido pela Zaldeza, APDL e APA e apoiado pelo Marco Polo II, enquanto acção de aprendizagem comum.

Jorge Sarrafana, consultor, é o orador convidado, cabendo-lhe apresentar o que, em seu entender, poderá ser melhorado para favorecer a integração dos modos ferroviário e marítimo no encaminhamento das mercadorias.

João Pedro Braga da Cruz, director de obras e equipamentos da APDL, será o moderador do debate em que – espera a organização – participarão operadores portuários, operadores logísticos, operadores ferroviários, armadores e agentes de navegação, carregadores e transitários, entre outros.

A intermodalidade ferro-marítima é uma das chaves para o alargamento da área de influência dos portos e para o descongestionamento dos eixos rodoviários como é o caso do E-80, o eixo que dá o nome ao projecto promovido pelos portos de Leixões e Aveiro e pela plataforma logística de Salamanca.

No caso, a ligação dos portos de Leixões e de Aveiro (esta mais recente) à rede ferroviária nacional e, através dela, à rede espanhola é uma das condições para criar uma alternativa à rodovia mas também para favorecer o desenvolvimento das trocas comerciais e das cadeias logísticas de carregadores dos dois lados da fronteira ibérica.

O seminário decorrerá apenas durante a manhã de sexta-feira. Os interessados poderão ainda inscrever-se (sem custos) junto da APDL.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS







Artigos relacionados:

  • Newsletter de Março já disponível
  • Reforço do transporte intermodal inevitável a médio e longo prazo
  • Segundo Seminário hoje, dia 11, em Salamanca
  • Newsletter do Projecto INTERMODALIDADE E-80
  • Porto de Aveiro presente no seminário que hoje se realiza em Salamanca