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Notícias
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Brasil quer comprar mais produtos portugueses
Os brasileiros identificaram 205 artigos que Portugal produz e poderia passar a exportar para o Brasil.
Azeite, bacalhau e peras. Vá-se lá saber porquê, nestes últimos meses as peras suplantaram o vinho. Estes produtos constituem o grosso das exportações portuguesas para o Brasil. Chamam-lhes, e com razão, o 'mercado da saudade'.
Agora, para tentar mudar este estado de coisas e vir em socorro de um Portugal em situação desesperada, o Brasil lançou mãos à obra e elaborou uma lista com os 205 artigos com maior potencial de exportação de Portugal para o Brasil. Com base num estudo realizado em 2009 para a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, conclui-se que esses 205 artigos corresponderam a 20,7% das exportações de Portugal e a 16,1% das importações brasileiras (em 2006-07, os últimos dados disponíveis na altura em que o estudo foi feito). No entanto, o país só detinha 0,4% do mercado desses produtos no Brasil.
O estudo pretende fazer uma radiografia de cada produto e perceber porque não chegam ao Brasil. Questão de preço? Qualidade? Logística? Financiamento? Seguro de crédito? Do total dos 205 artigos, Portugal só figura entre os cinco primeiros fornecedores em relação a 15. E só é o segundo quanto ao bacalhau com 6,2% do mercado, contra os 85% da Noruega.
Primeiro a Ásia depois a União Europeia
De facto, depois da Ásia (China e Japão), são frequentemente os países da União Europeia (Alemanha e Itália) os maiores fornecedores desses produtos ao Brasil. Isto significa que não têm uma vantagem competitiva em relação a Portugal no que se refere à proximidade geográfica, preferências comerciais, taxas de juro ou de câmbio, conclui o trabalho.
Entre os artigos que os brasileiros identificam 'com potencial' estão os veículos e peças, máquinas e instrumentos mecânicos, produtos de plástico, máquinas e materiais elétricos, produtos alimentícios e de metais não-ferrosos, fios e fibras, artigos de vestuário, papel ou couros e peles (ver lista completa no final do texto)
Diz o estudo que se fosse possível duplicar a parte de mercado de Portugal nas importações brasileiras, as exportações cresceriam 340% (no caso, em relação à média de 2007-08, que serviu de base ao citado trabalho).
Para se atingir tal meta, o Brasil propõe-se sensibilizar os importadores brasileiros, "ajudando-os a identificar a oportunidade para importarem melhor", como dizia ao Expresso o embaixador brasileiro Mário Vilalva.
Clique aqui para aceder à tabela Excel com a lista dos produtos
Texto publicado no caderno de Economia do Expresso de 02/04/11