Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A RÁDIO QUE EMITIA DO ALTO MAR

Caroline

Os sinais da lendária Radio Caroline começaram a ser transmitidos em março de 1964 e encerraram em 1967, em pleno flower power.

A ideia partiu de um produtor de bandas chamado Ronan O'Rahilly , que, decepcionado com a falta de apoio e dominio soberano da radio BBC em Londres, que transmitia pouquissimas horas de programação musical em pleno auge das ditas radios da geração "invasão britanica" ,resolveu aproveitar-se de brechas na lei que proibiam a existencia de outras radios na capital londrina e fundou sua propria radio rock transmitida de dentro de um barco em alto mar.

A excelente ideia em pouco tempo causou uma explosão sem precedentes na cultura dos adolescentes ingleses elevando o ibope a numeros inacreditaveis e consequentemente alterando o rumo das proprias bandas inglesas que passaram de obscuras e sem publico significativo a verdadeiros fenomenos de sucesso no país.

Por sorte o governo ingles demorou a entender o que estava acontecendo e o processo de extinção do fenomeno caroline levou anos para que acontecesse.

No album "Sell out" ,classico absoluto da era psicodelica do The Who,homenageava a radio em diversas vinhetas inspiradas no programa e recentemente foi lançado lá fora um impagavel filme dedicado a historia da radio chamado "The Boat That Rocket" ,que reuniu um elenco de primeira para fazer o mundo lembrar dessa parte pouco conhecida da historia do rock'n'roll ,diversão garantida do inicio ao fim ,embora não represente com extrema exatidão os fatos em torno do dia a dia do barco,mas passou bem perto.

Hoje a Radio Caroline existe após inumeras batalhas para que voltassem ao activo e você pode ouvi-la e reviver o mesmo clima sensacional daqueles dias.
PARA OUVIR AQUI

O  trailer do filme "O Barco do Rock" ,sobre a Rádio Caroline, de Richard Curtis.



FONTES: NINO LEE ROCKER
JORNALISMO PORTO RÁDIO







Artigos relacionados:

  • A história em vídeos