Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO DE AVEIRO

Num ano, cerca de 200 mil toneladas movimentadas, 7400 camiões retirados das estradas

No primeiro ano de funcionamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, as composições que circularam pela via movimentaram perto de 200 mil toneladas, o que equivale a 7400 camiões retirados das estradas.
88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, dado que merece natural destaque.

A ligação ferroviária permitiu baixar os custos logísticos de exportações, tendo também alargado a área de influência do porto.

Três comboios percorrem, diariamente, em média, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento. Os destinos são maioritariamente o norte de África, Cabo Verde (cimento) e o norte da Europa.

“São números que nos deixam bastante satisfeitos, estando aliás acima das expectativas iniciais” – afirma o Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.):
“A ligação ferroviária veio dar outras condições às empresas exportadoras, ajudando assim a economia nacional. Tratou-se de um investimento avultado, mas que já começa a dar os seus frutos, o que é um sinal bastante positivo e nos acalenta esperanças para o futuro” – garante José Luís Cacho, frisando também o “alargamento do hinterland do Porto de Aveiro à importante região de Castela e Leão”.

“Investimento que vai ser significativamente potenciado quando ficar concluída a ampliação do molhe norte, obras cujo concurso público foi lançado no passado dia 11, em Ílhavo, pelo Ministro das Obras Públicas, Prof. António Mendonça” – conclui o Presidente da APA.

A inauguração oficial ocorreu há precisamente um ano, a 27 de Março de 2011, cerimónia que foi presidida pelo Primeiro Ministro José Sócrates.