Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Tecnologias verdes e corredores de transporte sustentáveis em discussão no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines acolheu, a 24 de Março, o 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen. O projecto intitulado “Supergreen” é uma Acção de Coordenação e Apoio co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro, envolvendo 22 parceiros de 13 países europeus, no qual se inclui a PSA Sines, concessionária do Terminal XXI.

Os objectivos do projecto “Supergreen” englobam o desenvolvimento sustentável das redes de transporte através do cumprimento das exigências que abrangem aspectos de planeamento ambientais, técnicos, económicos, sociais e espaciais.

No encontro ocorrido em Sines foram avaliadas as tecnologias verdes e analisadas as formas de alcançar corredores de transporte sustentáveis, logística e ambientalmente. Além de receber a acção, a APS apresentou a JUP – Janela Única Portuária, um sistema que, só por si, através da drástica redução da utilização de papel, contribui para melhorar a sustentabilidade da cadeia de transportes.

Os cerca de 50 participantes no evento visitaram todos os terminais portuários de Sines, tendo tido a oportunidade de observar a operação de um navio de 14.000 TEU, constatando também o desenvolvimento das obras de ampliação do Terminal XXI. Já no Centro de Sistemas e Helpdesk do Porto de Sines, os participantes verificaram, ao vivo, o funcionamento da JUP.
 







Artigos relacionados:

  • Responsáveis comunitários discutem-nas hoje em Sines