Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AUTO-ESTRADAS MARÍTIMAS VERDES

Responsáveis comunitários discutem-nas hoje em Sines

A PSA Sines é anfitriã do 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen que se realiza esta quinta-feira no Auditório do Porto de Sines, um encontro em que serão avaliadas as tecnologias verdes e analisadas as formas de desenvolver corredores de transporte sustentáveis logística e ambientalmente através do Velho Continente.

O objectivo principal será a discussão e disseminação para os empresários e empreendedores, em Portugal e restante Península Ibérica, dos programas que dizem diretamente respeito a esta região do globo.

O projecto intitulado “Supergreen” é uma ação coordenada, apoiada e co-financiada pela Comissão Europeia (DG Move, sucedânea da DG-TREN) no âmbito do 7º Programa-Quadro e envolve 22 parceiros de 13 países europeus. Os estudos são relativos a corredores que se desenvolvem de Leste a Oeste (de Turquia a Portugal), e de Norte a Sul (da Escandinávia à Grécia e Chipre) do continente europeu, integando países da UE e não-UE.

O fim comum é o desenvolvimento sustentável das redes de transporte através do cumprimento das exigências que abrangem aspetos de planeamento, ambientais, técnicos, económicos, sociais e espaciais.

O terceiro Encontro Regional do Fórum Supergreen teve lugar em Malmö, na Suécia, no passado dia 10, e proporcionou um fórum de divulgação e discussão sobre projetos de Corredores Verdes da Suécia: EWTCII, Scandria, TransBaltic e EcoMobility Öresund, o progresso em indicadores chave de desempenho e respetiva metodologia e resultados.

O Fórum Supergreen é integrado por entidades como NTUA LMT (Grécia), D'Appolonia SpA (Itália), Autoridade Portuária de Gijón (Espanha), Det Norske Veritas (Noruega), via Donau (Áustria), Universidade de Newcastle (Reino Unido), CONSULTRANS (Espanha), Agência de Transportes da Finlândia (Finlândia), Procter & Gamble Eurocor (Bélgica), Lloyd's Register Fairplay (Suécia) Associação dos Armadores Helénicos (Grécia), Universidade de Dortmund (Alemanha), DB Schenker AG (Alemanha), para além da PSA Sines.

Mais detalhes sobre o projecto, incluindo relatórios públicos, disponíveis aqui

PROGRAMA

COM "CARGO"