Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Praia artificial de Mangualde com retorno de 13 milhões de euros
A praia artificial de Mangualde, que vai ser inaugurada a 15 de Junho, terá um impacto de 13 milhões de euros na região durante os próximo seis anos. As contas são da consultora Wkb, a quem a empresa responsável pela praia, Live It Well Events, encomendou um estudo do impacto económico que a Live Beach terá naquela zona do Interior.
O projecto, que deverá criar 120 postos de trabalho directos, está a ser questionado pelos deputados municipais do PSD, que na sexta-feira entregaram um requerimento para saberem quais os encargos que a Câmara de Mangualde terá.
Ao i, o administrador da Live It Well Events, Rui Braga, explicou que não foi pedido "um tostão" ao erário público e que todo o financiamento é privado - cerca de um milhão de euros. Segundo o responsável, a participação da Câmara de Mangualde resume-se à cedência dos 22 mil metros quadrados de terreno, onde a praia já está a ser construída.
Quando estiver pronta, daqui a três meses, a Live Beach vai ter uma rede própria e exclusiva de transportes e levará ao Interior do país os nomes mais sonantes da música pop e electrónica da cena mundial. É a primeira praia artificial da Europa que tem como principal chamariz o conceito musical: "A Live Beach não é uma infra-estrutura turística", indica Rui Braga, adiantando que o conceito está registado internacionalmente e é um mix entre praia, espaço para concertos, restauração e zona VIP. Só o espaço da praia será carregado com 6500 toneladas de areia e perto de um milhão de litros de água salgada.
A Live It Well Events vai dinamizar o espaço durante os três meses de Verão, o que representa "15 fins-de-semana para animar", com nomes nacionais e internacionais da música e vários DJ. No entanto, a empresa afasta a colagem aos festivais de Verão: "A câmara vai tornar o espaço operacional todo o ano", indica, referindo que esta é uma das zonas mais populosas do Interior e que no Verão se enche de emigrantes.
No que respeita à infra-estrutura, a areia vai ser disposta em declive, para simular o desnível natural da praia, e haverá um simulador de horizonte. As entradas vão custar cinco euros até às 19h00, altura em que passa a ser gratuita (no entanto, antes dessa hora, cada três pessoas pagam apenas duas entradas).
"A rentabilidade estará nos consumos internos", adianta Rui Braga, referindo que o espaço dá para 35 mil espectadores nos concertos e que os estudos de viabilidade apontam para 2400 pessoas por dia para gozar a praia. A restauração vai ocupar 725 metros quadrados cobertos e será composta por um restaurante a la carte e cinco de comida rápida, todos explorados pela própria Live It Well Events.
FONTE: DIÁRIO I
Artigos relacionados: