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Notícias

ESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro

Esta sexta-feira, dia 11 de Março, pelas 12:00, vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.

A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, contando também com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.

As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado.
O lançamento do concurso será antecedido por reunião de trabalho com empresas exportadoras da área de influência do Porto de Aveiro. A reunião, presidida também pelo Ministro das Obras Públicas, com início previsto para as 10:00, tem como tema central “Porto de Aveiro: Contributo para a Competitividade das Exportações das Indústrias da Região Centro”.

O programa da visita ministerial contempla ainda um encontro com os jornalistas, que se iniciará após a cerimónia de lançamento do concurso público internacional.

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO

Melhoria das acessibilidades do Porto de Aveiro: prolongamento em 200 metros do molhe norte - consiste, em complemento com a execução das dragagens dos seus fundos à cota de -13,2m. Estes trabalhos têm como finalidade assegurar acrescidas condições de segurança nas manobras de entrada/saída dos navios do porto, em resultado das melhores condições de abrigo contra a agitação e as correntes marítimas desfavoráveis proporcionadas pelo prolongamento do molhe, bem como possibilitar a sua escala por navios de maior dimensão. Nestes termos, espera-se um reforço da sua capacidade para aumentar a sua conectividade e para oferecer serviços de maior qualidade às empresas localizadas no seu hinterland;

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

CONCURSO PUBLICO INTERNACIONAL “Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro”

O projecto da “Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro” tem por objectivo a obtenção de uma configuração para a Barra do Porto de Aveiro e do canal exterior de navegação (canal de aproximação) que permita a melhoria das condições de navegação na zona da barra. Esta nova configuração da barra deverá, assim, permitir o tráfego, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações de maré ou meteorológicas, de navios de maior dimensão do que os actuais, ou seja, deverá permitir o tráfego de navios com um comprimento até 200 m e um calado de 10,5 m.

A solução definida a nível de Estudo Prévio e posteriormente desenvolvida no subsequente Projecto de Execução de base desta empreitada, inclui as seguintes obras e intervenções:

- Prolongamento do molhe numa extensão de 200 m, segundo o alinhamento do troço final da obra existente.

- Definição de um novo canal de navegação, com uma ligeira rotação para sul relativamente ao actual alinhamento, com uma largura de rasto de 200m e uma cota de serviço de -12,50 m (ZH).

- Dragagem de um canal com as mesmas características do anterior na zona de aproximação, exteriormente aos molhes. Este canal, com um alinhamento de 060º/240º, será acrescido de faixas de segurança de 50 m para cada um dos lados, devendo ser dragado à cota -13,20 m (ZH) para garantir uma cota de serviço de -12,50 m (ZH);

- Assinalamento marítimo para o novo enfiamento de entradas e saídas de navios;

- Trabalhos complementares no corpo do molhe central e reconfigurações em retenções marginais ao longo do canal principal de navegação.

- Deposição dos dragados em zonas de praia submersa compreendidas entre o Molhe Sul e o 1.º esporão e, ainda, entre os 3º e 5º esporões da Costa Nova.

“A ÚLTIMA GRANDE OBRA A FECHAR UM CONJUNTO SIGNIFICATIVO DE INVESTIMENTOS” – ASSINALA O PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO

“Trata-se da última grande obra que fecha um conjunto significativo de investimentos realizados nos últimos dez anos no Porto de Aveiro” – afirma o Presidente da APA, S.A.).
Esse conjunto de investimentos “compreendeu os novos terminais do porto, o fecho da via de cintura portuária e a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro” – acrescenta José Luís Cacho, considerando a obra a lançar sexta-feira “um projecto fundamental para a viabilização de todos os investimentos já realizados”.

 

 

Convidam-se os órgãos de comunicação social a estarem presente na cerimónia, solicitando confirmação para o telefone 234 393 335/9 ou para o e-mail geral@portodeaveiro.pt

APOIO AOS MEDIA
IMAGEM – Placa “Prolongamento do Molhe Norte da Barra do Porto de Aveiro em 200 m”
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/A4_molhenorte.jpg

IMAGEM – Placa “Plano de Investimentos no Porto de Aveiro” http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/planta_geral.jpg

FOTO AÉREA – Barra de Aveiro
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/barra_op_182.jpg

FOTO AÉREA – Barra de Aveiro [créditos Paulo Magalhães/APA] http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/barra_PM00293.jpg

FOTOS – Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações com o Presidente do Porto de Aveiro
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FOTO – Secretário de Estado dos Transportes no Porto de Aveiro
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/00028.JPG

FOTO – Secretário de Estado dos Transportes no Porto de Aveiro (com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o Presidente do Porto de Aveiro e o CEO da Martifer)
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/00062.JPG

 







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