Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SEGUNDO NOGUEIRA LEITE

Porto de Aveiro é alternativa para as cimenteiras

As cimenteiras de Souselas olham o Porto de Aveiro como alternativa, afirmou António Nogueira Leite, presidente da associação Oceano XXI no Congresso da região de Aveiro.

Nogueira Leite, que falou sobre o cluster do conhecimento e da economia do mar, apontou a necessidade do porto de Aveiro poder atrair navios de maior dimensão, objectivo para o qual são imprescindíveis as dragagens e o prolongamento do molhe norte.

"Aveiro é um porto relativamente pequeno, tem vindo a crescer e tem a mobilidade que o transporte ferroviário lhe dá", disse, lembrando que as infra-estruturas "têm uma importância enorme no desenvolvimento da região".

O presidente da Oceano XXI referiu alguns dos projectos que a associação tem em curso, nomeadamente na região de Aveiro, dando como exemplo o Ecomare que irá possibilitar a criação de aquário, um centro de recuperação de animais marinhos e um laboratório oceanográfico na Universidade de Aveiro.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado a ria de Aveiro é uma marca a desenvolver tem sido feita uma candidatura ao programa Pró-Mar.

A importância da ria em termos turísticos foi realçada por Pedro Machado com o facto de a região ser o destino prioritário de férias de espanhóis da região de Castela-Leão, nalguns casos com apostas de segunda residência.
O reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destacou a importância do futuro Parque da Ciência e Inovação, "um prolongamento do campus universitário" e João Agostinho salientou que no parque escolar da região estão a ser investidos 85 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos comunitários de 40 milhões.

José Eduardo Matos apontou a necessidade de criação de uma rede efectiva de programação na área da cultura, afirmando que o investimento previsto actualmente nessa área representa 36,9% do contratualizado: 61 milhões de euros.

FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS