Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«GRANDE CONGO» escala o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural

No passado dia 10 de Janeiro escalou o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural o navio “GRANDE CONGO” a mais recente construção do armador italiano Grimaldi.

A colocação de navios novos em Linhas regulares com escala em Lisboa, são de grande relevância para o Porto de Lisboa bem como para o mercado Português, contribuindo desta forma para o aumento da competitividade dos serviços prestados pela comunidade portuária do porto de Lisboa.

O Porto de Lisboa, em cerimónia realizada a bordo do navio, no dia 11, ofertou ao comandante uma placa comemorativa, assinalando desta forma a sua escala no Porto de Lisboa em viagem inaugural, cumprindo assim a tradição do Porto de Lisboa. 

A cerimónia contou com a presença do Comandante do navio Giovanni Laborano e da APL, representada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração.

Este é o terceiro navio a ser entregue pelos estaleiros da Hyundai e o oitavo desta geração de navios conro. Com 210 metros de comprimento e 32 de largura poderá transportar 3.550 veículos bem como 1.286 Teus, e navegar a uma velocidade de 21.9 nós por hora.

O navio “GRANDE CONGO” será colocado ao serviço da linha regular denominada Southern Express service, a qual liga o Norte da Europa com a África ocidental. Com escalas em vários portos europeus e africanos, entre os quais Amesterdão, Hamburgo, Tilbury, Antuérpia, Le Havre, Leixões, Lisboa, Dakar, Lome, Pointe Noire, Boma, Mataldi e Luanda. Em Lisboa opera no Terminal de Contentores de Santa Apolónia, concessionado ao operador SOTAGUS.

É importante referir que este investimento do armador Grimaldi representa mais um passo na remodelação da tonelagem dedicada a este serviço, cuja operacionalidade será assegurada em breve apenas por navios conro de última geração, construídos entre 2008 e 2011.

O Grande Congo também representa a derradeira confirmação do compromisso assumido pela Grimaldi para com o mercado Português, que se traduz num investimento de mais de 400 milhões de Euros em três anos.