Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
«GRANDE CONGO» escala o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural
No passado dia 10 de Janeiro escalou o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural o navio “GRANDE CONGO” a mais recente construção do armador italiano Grimaldi.
A colocação de navios novos em Linhas regulares com escala em Lisboa, são de grande relevância para o Porto de Lisboa bem como para o mercado Português, contribuindo desta forma para o aumento da competitividade dos serviços prestados pela comunidade portuária do porto de Lisboa.
O Porto de Lisboa, em cerimónia realizada a bordo do navio, no dia 11, ofertou ao comandante uma placa comemorativa, assinalando desta forma a sua escala no Porto de Lisboa em viagem inaugural, cumprindo assim a tradição do Porto de Lisboa.
A cerimónia contou com a presença do Comandante do navio Giovanni Laborano e da APL, representada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração.
Este é o terceiro navio a ser entregue pelos estaleiros da Hyundai e o oitavo desta geração de navios conro. Com 210 metros de comprimento e 32 de largura poderá transportar 3.550 veículos bem como 1.286 Teus, e navegar a uma velocidade de 21.9 nós por hora.
O navio “GRANDE CONGO” será colocado ao serviço da linha regular denominada Southern Express service, a qual liga o Norte da Europa com a África ocidental. Com escalas em vários portos europeus e africanos, entre os quais Amesterdão, Hamburgo, Tilbury, Antuérpia, Le Havre, Leixões, Lisboa, Dakar, Lome, Pointe Noire, Boma, Mataldi e Luanda. Em Lisboa opera no Terminal de Contentores de Santa Apolónia, concessionado ao operador SOTAGUS.
É importante referir que este investimento do armador Grimaldi representa mais um passo na remodelação da tonelagem dedicada a este serviço, cuja operacionalidade será assegurada em breve apenas por navios conro de última geração, construídos entre 2008 e 2011.
O Grande Congo também representa a derradeira confirmação do compromisso assumido pela Grimaldi para com o mercado Português, que se traduz num investimento de mais de 400 milhões de Euros em três anos.