Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LEIXÕES ADOPTA SOLUÇÃO DEFINITVA PARA REDUÇÃO DE POEIRAS

Barreira de contentores será novo espaço de expressão artística de Matosinhos

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões vai avançar com a construção de uma nova barreira de contenção das aparas de madeira que são movimentadas no Porto de Leixões. Será colocado no terminal de carga geral e granéis de Leixões, na parte Sul do porto, em Matosinhos, uma cortina de contentores com um “pára-vento” no topo, uma estrutura de metal e tela destinada a impedir a propagação de poeiras.

A solução adoptada, desenvolvida pelo gabinete de arquitectura Menos é Mais e acompanhado pelo IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, não produz ruído, amortece o ruído da própria operação portuária e permitirá reter mais eficazmente as pequenas partículas de pó levantadas pela movimentação das aparas de madeira por parte do concessionário TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões.

A barreira de contentores será animada graficamente pelo designer Francisco Providência, beneficiando esteticamente aquela zona da cidade de Matosinhos. Os motivos de decoração da barreira, que irão alterar anualmente, com a colaboração de entidades de animação cultural e artística, serão nesta primeira fase inspirados no porto naval como lugar de chegada e partida de pessoas e animais, tal como é descrito por Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, na sua “Ode Marítima” (ver imagem computorizada em anexo).

A solução encontrada foi delineada após a realização de vários estudos pelo  IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro.

A nova barreira de contentores, aliada a um escrupuloso cumprimento das boas práticas ambientais por parte do concessionário, tal como foram protocoladas com a CCDRN, nomeadamente através da aspersão da carga movimentada, do controlo rigoroso da altura de abertura da grua e da colocação de um manto geo-têxtil de cobertura da estilha propositadamente produzido para o efeito por uma empresa austríaca, irá diminuir drasticamente os incómodos sentidos pelos residentes das habitações de Matosinhos mais próximos do Porto de Leixões.

A obra de construção da nova barreira, já adjudicada, consistirá na beneficiação, reposicionamento, perfilamento e tratamento gráfico dos contentores e tem um prazo de execução de 3 meses.
 







Artigos relacionados: