Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Sócrates inicia ofensiva para incentivar exportações portuguesas
O chefe de Governo estará hoje em Frankfurt na maior feira do mundo de têxteis para o lar, a Hemtextil, que conta com uma participação de quase 60 empresas portuguesas.
O primeiro-ministro visitará os pavilhões portugueses para falar com os industriais no âmbito da campanha do Governo para dinamizar as exportações, consideradas fulcrais para a recuperação da economia nacional, revelou fonte oficial do seu gabinete.
A Heimtextil, que termina no sábado, contará este ano com mais de 2500 exportadores de cerca de 60 países, e deverá atrair mais de 70 mil profissionais do ramo.
A Alemanha é o terceiro maior cliente de têxteis portugueses, a seguir à Espanha e à França, sendo que em 2009, as exportações de têxteis portugueses para aquele país atingiram quase 381 milhões de euros, o que representa 9,3 por cento de todos os artigos exportados para a Alemanha, no valor total de cerca de 4 mil milhões de euros.
José Sócrates, depois de um interregno, segue para uma visita oficial ao Qatar e Emirados Árabes Unidos no sábado, sendo que, estará um dia no Qatar (domingo) e dois dias (segunda e terça-feira) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados com uma área de 67.340 quilómetros quadrados.
Na viagem do primeiro-ministro está incluída uma comitiva de 60 empresários de diversas áreas de actividade, desde o sector financeiro, passando pelas energias renováveis, imobiliário, construção civil e gestão hoteleira.
Fonte governamental afirmou que esta visita pretende reforçar a presença de empresas portuguesas naquela área do globo de forma a posicionarem-se para o "enorme investimento" que ambos países estão a programar para a próxima década e que culminará com a realização do campeonato do mundo de futebol no Qatar em 2022.
Para a visita oficial de três dias ao Qatar e Emirados Árabes Unidos, o primeiro-ministro far-se-á acompanhar por vários ministros, entre os quais Teixeira dos Santos (Finanças), Vieira da Silva (Economia), Luís Amado (Negócios Estrangeiros) e António Mendonça (Obras Públicas e Transportes), em que está previsto encontros bilaterais com os respectivos homólogos nos dois países.
Em Abu Dhabi, na segunda-feira, José Sócrates fará a abertura da Cimeira Mundial de Energia onde estará presente como orador ao lado de chefes de Estado e de Governo de outros países.
A Cimeira Mundial de Energia, que decorre entre 17 e 20 de Janeiro, vai juntar personalidades como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grimsson, a princesa Victoria da Suécia, o Grão-Duque Guilherme do Luxemburgo ou o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari.
Também em Abu Dhabi, o primeiro-ministro visitará Masdar, uma cidade construída de raiz com emissões de carbono zero e pensada para novas tecnologias a partir de energias renováveis, exactamente o mesmo tema do pavilhão de Portugal na Cimeira Mundial de Energia.
2011-01-12 09:28
Económico