Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PARTE HOJE, TERÇA-FEIRA, PARA O GOLFO DO MÉXICO

Segundo maior navio-grua do mundo está no Funchal

Procedente de Gibraltar, o Saipem 7000, o segundo maior navio-grua do mundo, está desde ontem no Porto do Funchal. O navio-plataforma proporciona um espectáculo invulgar, pelas suas dimensões e características.

Este navio, especialista na instalação de plataformas petrolíferas, tem despertado as atenções de madeirenses e turistas, surpreendidos com as dimensões do Saipem que só de altura mede 175 metros, com 198 m de comprimento.

Nos dois dias de permanência no Funchal o navio recebeu a visita de vários convidados, entre eles alguns italianos que se deslocaram à Madeira propositadamente para o efeito.

Parte hoje, terça-feira, para o Golfo do México.

Saipem 7000 é a segunda maior embarcação de guindaste (2 x 7,000t), a seguir ao Thialf (2 x 7,100t). O guindaste do Saipem 7000 pode elevar 14000 toneladas. É propriedade do grupo Saipem S.p.A.
A escala na Madeira foi  classificada como técnica e de reabastecimento de víveres.

Construído no ano de 1985 nos estaleiros italianos de Fincantieri, foi lançado à água em 1986 e entrou ao serviço no ano de 1988. Pertence à classe dos navios grua semi-submersível, tem 198 metros de comprimento, 87 m de boca (largura) e uma arqueção bruta de 172.000 toneladas.

Está equipado com dois guindastes giratórios com lança de 140 metros de comprimento, com capacidade para erguerem individualmente cerca de 7.000 toneladas, com raio de 42 metros. Dispõe de um sistema de ancoragem bastante complexo pois são utilizadas 16 âncoras que garantem a sua estabilidade durante os trabalhos de apoio às plataformas petrolíferas. 
De salientar que o Saipem 7000 funciona igualmente como navio-hotel, disponibilizando um total de 800 camas, distribuídas por 30 cabines triplas, 335 camarotes duplos, 35 individuais e ainda cinco suites. Para além destas facilidades está ainda equipado com um hospital, uma sala de cinema e zonas de lazer. 
 

FONTE: COM DIÁRIO DE NOTÍCIAS - MADEIRA
 
Veja o navio na Baía do Funchal, através de uma webcam do Portal NETMADEIRA