Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DIAS MAIS MOVIMENTADOS COM CINCO NAVIOS

Porto de Lisboa prevê 325 escalas de navios de cruzeiro este ano

O Porto de Lisboa prevê atingir este ano 325 escalas, mais uma do que a previsão inicial para 2010, e que no balanço do primeiro semestre tinha sido revista em baixa para 309, ainda sem contabilizar o impacto dos vários cancelamentos da Pullmantur por avarias nos navios e redução da operação "Escapadas do Atlântico".

No balanço do primeiro semestre a APL – Administração do Porto de Lisboa previa um novo recorde nos cruzeiros em 2010, e em Dezembro de 2010 os dados publicados pelo APL indicavam que o porto de Lisboa somava no final de Novembro um novo máximo de passageiros, 420.997, superando em 1,3% o total do ano de 2009 que também era um recorde.

Em número de escalas o Porto de Lisboa indicava em Dezembro que nos primeiro 11 meses somou 286 escalas, mais duas que no período homólogo de 2009, com um número médio de 1.472 passageiros por navio, mais 5,1% do que há um ano.

Para este ano os dados publicados pela APL indicam 325 escalas das quais 54 serão em turnaround e dez navios farão a sua primeira escala em Lisboa. As estreias concentram-se nos meses de Abril a Novembro, com interregnos em Junho e Agosto.

Maio será o mês com mais estreias, quatro, designadamente o Costa Pacífica, com capacidade para 3.780 passageiros no dia 12, o Nippon Maru da Mitsui Osk Passenger Line, com capacidade para 607 passageiros, no dia 18, o Adonia, da P&O no dia 25 e o Marina, da Oceania Cruises, com capacidade para 1.260 passageiros no último dia do mês.

As restantes estreias são em Abril com o Ryndam, da Holland American com capacidade para 1.627 passageiros, em Julho com o Dawn Princess de 2.250 passageiros da Princess Cruises e o Artania da Phoenix Reisen, com capacidade para 1.200 passageiros. Em Setembro o Porto de Lisboa espera a estreia do Aidasol com 2.500 passageiros, em Outubro do Celebrity Silhouete, o quarto navio da classe Solstice da Celebrity Cruises, com capacidade para 2.850 passageiros, que começa a operar este ano e que passa em Lisboa numa viagem transatlântica até Nova Iorque. O último navio em estreia em Lisboa este ano será o Maasdam, da Holand América.

Os dias mais movimentados serão a 30 de Abril, 25 de Maio, 18 de Setembro e 11 de Outubro, com cinco navios ancorados nos diversos terminais.

No dia 30 de Abril estarão o Wind Star, que fará um turnaround, o AidaCara, Balmoral, Black Watch e Le Boreal que juntos e na sua total capacidade movimentarão 3.887 passageiros.

No dia 25 de Maio estarão em Lisboa o Grand Princess, o Grand Voyager, o Independence of the Seas, o Braemar e a estreia do Adonia. Juntos com a capacidade esgotada movimentarão 10.082 passageiros o que o torna o dia mais movimentado do ano.

A 18 de Setembro, a capital junta o Prinsendam, Astor, Ocean Countess, Ventura e Aidasol, num total de 8.375 passageiros.

Por fim, a 11 de Outubro, o AidaVita, Empress e Fram (ambos em tournaround, Azura e MSC Orchestra juntarão em Lisboa 9.564 visitantes em Lisboa.

Os meses com mais escalas são Maio com 56 e Outubro com 52, seguidos de Setembro (41) e Abril (40), que coincidem com as operações de reposicionamento dos navios para as novas temporadas.

Previsão anual de navios de cruzeiro 2011

Itinerários dos navios de cruzeiro que escalam o porto de Lisboa 2011



FONTE: PRESSTUR