Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2011 PROMETE

Assinalável incremento do turismo de cruzeiros nos Açores

A atractividade dos portos portugueses tem vindo a merecer uma especial atenção por parte das grandes companhias de cruzeiro internacionais. O incremento do número de escalas nos últimos anos é claramente revelador desta tendência e as autoridades portuárias apresentam dados francamente positivos.

Os Açores enquadram-se nesta crescente dinâmica e, tendo em conta a previsão de escalas para o próximo ano de 2011, podemos afirmar que as expectativas são optimistas, com um crescimento global de cerca de 60 %, do número de navios a visitarem as 9 ilhas açorianas. Neste contexto, o terminal de cruzeiros “Portas do Mar” tem-se revelado um imprescindível trunfo para “conquistar” novas escalas.

Com base nos anúncios de escalas para o próximo ano, até ao momento estão agendadas 108 escalas de navios de turismo de cruzeiro nos portos dos Açores. A confirmarem-se os referidos números, este segmento de mercado irá trazer à Região uma considerável mais-valia resultante não só do aumento das escalas em si, mas sobretudo pelos 40 % de crescimento do número de passageiros, algo verdadeiramente importante no contexto regional.

Os números projectados apontam para uma média de visitas semanais de dois navios, o que será um dado inédito nos Açores. Os meses de Abril, Maio e Outubro serão, com é habitual, as épocas de maior movimentação de paquetes de turismo, resultado da época dos habituais reposicionamentos entre o continente americano e europeu. Assim, registar-se-ão 29 escalas em Abril, 30 em Maio e 14 em Outubro.
Embora seja esta a vertente dominante, salientamos que no próximo ano visitam o arquipélago sete cruzeiros temáticos, numa perspectiva de destino e não apenas como ponto de passagem.

Repetir-se-ão visitas das mais emblemáticas companhias de cruzeiros da actualidade, como sejam a P&O, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Cunard Line, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Fred Olsen, Holland America ou MSC. Outros armadores de renome continuam também habituais visitantes dos Açores.

No que concerne a novidades, o grande destaque vai para o segundo dia do ano, quando o novíssimo Queen Elisabeth honrar o arquipélago com a sua estreia nos mares açorianos. Este navio, da lendária Cunard Line, inaugura e encerra a temporada de cruzeiros relativa a 2011, nos Açores. Relevo ainda para as estreias do Celebrity Equinox (9 de Maio), Norwegian Epic (14 de Maio) e Aida Aura (3 de Setembro). Neste último caso, trata-se da primeira visita ao arquipélago da famosa companhia de cruzeiros alemã, Aida Cruises.

Ao longo do ano ocorrerão estreias de navios como o Ocean Countess (9 de Janeiro), Star Flyer (15 de Abril), Sea Cloud II (17 de Abril), Star Clipper (22 de Abril), Seadream I (1 de Maio), National Geographic Explorer (8 de Maio), Clipper Odyssey (19 de Maio) e Kristina Katarina (21 de Maio).

De registar ainda o regresso de armadores que durante algum tempo deixaram de frequentar a região, como sejam os casos da Hapag-Lloyd e da Classic International Cruises e logo com várias escalas cada.
O grupo Carnival Corporation é o que mais se faz representar, com 21 visitas, seguido do grupo Royal Caribbean, com 10. Por companhia, destacam-se a Sea Cloud Cruise, com 12 escalas, a P&O e a Hapag-Lloyd Cruises, com 10, a Celebrity Cruises, com 6, a Zegraham & Eco Expeditions, com 6, a Kristina Cruises, Cruise & Maritime Voyages e Classic Internacional, com 5 e ainda a Princess Cruises e Norwegian Cruise Line, ambas com 4 escalas.
São Miguel é a ilha que vai receber maior número de visitas, com 63 navios, seguida do Faial, com 14 e da Terceira 12.

Em virtude desta conjugação de factores, no próximo ano, a "Portos dos Açores" estima que mais de 90 mil turistas visitem o arquipélago. Particular destaque para o dia 14 de Maio de 2011, dia em que são esperados cerca de 7.000 mil passageiros a bordo do Norwegian Epic, do Crown Princess e do Celebrity Constellation. Adicionando os respectivos tripulantes, serão 10.000 mil visitantes em Ponta Delgada, num só dia!

A confirmarem-se os anúncios de escalas, 2011 poderá ficar marcado como patamar de referência para os próximos anos, reiterando a ideia de que a aposta na construção e melhoria das infra-estruturas portuárias foi decisiva para potenciar o papel dos Açores junto de uma indústria em franco desenvolvimento e que ajuda a atenuar os efeitos da sazonalidade do turismo na Região. 
 

 

Consulte a tabela com a relação de escalas para todas as ilhas

Por André Velho Cabral (Portos dos Açores)

 

 







Artigos relacionados:

  • Pacific Princess em Ponta Delgada