Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Agenda NEXUS é um dos projectos vencedores das Agendas Mobilizadoras do PRR

A Agenda NEXUS, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos a assinar o Termo de Aceitação a 17 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este consórcio é constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.

Segundo António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, “esta Agenda é crucial para olharmos para as redes logísticas mais avançadas, as redes de transporte, as plataformas de conectividade”, numa lógica de reforço do posicionamento de Sines nas redes de comércio mundiais.

O NEXUS tem como objetivo promover a transição digital e ecológica do setor dos transportes e da logística através do desenvolvimento de 28 novos produtos e serviços com elevado grau de inovação e diferenciação, em domínios como open data e IA – Inteligência Artificial aplicados às operações portuárias, dos transportes e da logística, 5G, Cibersegurança, bem como modelos e algoritmos preditivos para a gestão dos recursos energéticos.

Com um incentivo total de 59 milhões de euros, e alinhado com as orientações estratégicas para o Porto de Sines, prevê-se que este pacto de inovação gere um volume de exportações dos produtos e serviços desenvolvidos da ordem dos 56 milhões de euros, criando cerca de 1000 postos de trabalho, para a promoção de um ecossistema logístico de alta performance e para o cumprimento das metas definidas pela União Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.