Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Mar 2020 atinge 68% de execução até Julho

O programa operacional Mar 2020 atingiu 68% de execução até Julho, com 267,4 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) realizados.

“Em finais de Julho, a taxa de execução do Mar 2020 ascende a 68%, o que significa que dos 392,5 milhões de euros do FEAMP atribuídos a Portugal estão executados 267,4 milhões de euros”, lê-se numa nota agora divulgada.

Até março, a execução do Mar 2020 estava nos 65%.

Em termos de execução, destacam-se a prioridade 5 (82%), destinada a promover a comercialização e transformação dos produtos da pesca e aquicultura, e a prioridade 1 (79%), que tem por objetivo promover uma pesca sustentável, eficiente, inovadora e competitiva.

As empresas do setor da pesca contam com 73% de execução nos projetos de investimento a bordo.

Por sua vez, na aquicultura o investimento produtivo executado está nos 79%.

Já a indústria transformadora dos produtos da pesca e da aquicultura apresentam 72% do FEAMP programado executado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Como é calculada a inflação?

“Estão em causa investimentos produtivos, já executados ou em curso, na ordem dos 21 milhões de euros a bordo das embarcações de pesca, 83 milhões de euros das empresas aquícolas e 193 milhões de euros das empresas da indústria transformadora dos produtos da pesca e da aquicultura”, detalhou.

No sentido oposto, os projetos públicos de investigação no âmbito da política comum de pescas e na vigilância marítima apresentam taxas de execução entre os 41% e os 45%, o que foi justificado pelos “sucessivos atrasos que a execução desses projetos tem vindo a sofrer”.

Segundo o mesmo comunicado, a exceção são os investimentos públicos em portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos.

Em causa está um investimento público de 91,7 milhões de euros, com 86% de execução.

O aviso do Mar 2020, que encerrou em julho, destinado a melhorar a resiliência das empresas aquícolas, aumentar a sua produção e promover a manutenção do emprego somou 16 candidaturas, com 21 milhões de euros de investimento, que deverá estar executado até ao final do ano.

fonte