Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PROGRAMA «PORTO DE ENCONTRO»

Entrevista a Paulo Morgado

A Universidade de Aveiro assinou um protocolo de doação de peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Laguna de Aveiro, no contexto da inauguração da exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” patente no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

Detentora de vários fundos e coleções provenientes de particulares ou coletividades, a UA criou um Museu assente em peças confiadas à guarda da academia. Em 2021 foi efetuada a proposta de doação de um conjunto de peças de cerâmica com origem nos achados dos sítios arqueológicos da Ria de Aveiro A e B.

Este espólio cerâmico, presente na exposição, apresenta-se num excelente estado de conservação e é composto por elementos de cerâmica comum, tais como fogareiro, pratos, taças, púcaros, uma bilha, um testo e outras peças. Estas peças, com atribuição da cronologia a meados do século XV, como local de fabrico a região de Aveiro e Ovar, são provenientes da embarcação que naufragou na Ria de Aveiro A devido a um incêndio, tendo em conta a coloração de algumas peças.

Paulo Morgado assegurou na ocasião uma intervenção sobre “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” e foi entrevistado para este programa.

Entrevista para ouvir aqui