Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa

Os portos europeus deverão receber, já em 2023, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados pela Cruise Lines International Association (CLIA).

O estudo da CLIA estima que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já em 2023, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.

Sem novidade, os portos italianos serão aqueles que movimentarão mais passageiros de cruzeiros em 2023, devendo chegar aos 12,7 milhões. Em segundo lugar ficarão os portos espanhóis, com 9,4 milhões de passageiros de cruzeiros, em terceiro a Grécia com 5,3 milhões de cruzeiristas, com os restantes dois lugares do top5 a serem ocupados pelos portos franceses (3,7 milhões) e noruegueses (3,6 milhões).

De referir que a soma do número de cruzeiristas nos portos destes de Itália e de Espanha deverá alcançar os 45,5% do total dos 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros que transitarão pelos portos europeus.

fonte