Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PINHAIS LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DE CONSERVAS EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO PESCADOR

Fruto da sua relação histórica com o mar e como homenagem aos pescadores, imagem icónica das suas latas de conservas, a Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos lançou uma edição especial de conservas de sardinhas artesanais, em azeite, para assinalar o Dia Nacional do Pescador. A ilustração é do designer gráfico Marcos Porto, que materializa a ideia através da litografia de uma edição limitada de 200 latas, à venda no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e loja online da Pinhais, pelo valor unitário de 5,40€.

A ilustração desta lata temática retrata elementos náuticos, numa exaltação à origem e natureza da marca, com forte ligação ao mar e a quem nele trabalha. Aliás, este tributo recupera um dos elementos identitários da marca Pinhais e de toda a sua simbologia, desde sempre presente nos produtos que chegam a todo o mundo. A ilustração é assinada por Marcos Porto, designer gráfico que, durante o contexto pandémico, passou três meses a trabalhar como pescador na zona da Nazaré, um projeto de enriquecimento pessoal, que também serviu de inspiração para este trabalho.

Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais, sublinha: “O lançamento desta edição especial tem como objetivo celebrar os pescadores e o seu papel determinante na indústria conserveira, enquanto heróis no mar que diariamente fazem chegar às lotas o melhor peixe. A opção do produto sardinha em azeite prende-se com a escolha de uma conserva que enaltece o sabor da sardinha, que a par da imagem do pescador, são verdadeiros símbolos das nossas latas, da nossa marca, da comunidade piscatória matosinhense.”

A responsável acrescenta ainda que “esta é uma edição limitada de 200 latas, totalmente exclusiva para os nossos consumidores, disponível no nosso Museu-Vivo, assim como na nossa loja online. Ao apostarmos em edições especiais pretendemos manter este caminho pelo qual nos temos pautado, o de nunca nos esquecermos daqueles que tornam possível a nossa arte.”

De salientar que a Pinhais é a única fábrica de conservas no país que mantém o método tradicional em toda a sua produção. O processo artesanal compreende várias etapas fundamentais, 37 no total, o que confere autenticidade às conservas. Desde a intensificação dos sabores em salmoura, ao corte e preparação manual de todos os ingredientes frescos fornecidos localmente até à seleção de apenas o melhor peixe vindo da costa do Atlântico, um processo que se conclui com o enlatamento que é fundamental para a conservação do peixe.