Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM e Brigada do Mar combatem Lixo Marinho em parceria

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Brigada Do Mar iniciaram uma parceria tendo como objetivo o trabalho conjunto no âmbito do combate ao Lixo Marinho.

A Brigada do Mar é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) portuguesa, formada em 2012, cuja missão principal é a descontaminação da orla costeira e o combate ao lixo marinho, promovendo ações no terreno e de sensibilização com o forte envolvimento da sociedade civil, que já retirou mais de 901 toneladas de resíduos das praias nacionais com a participação de 7.680 voluntários.

A DGRM tem como um dos seus principais eixos estratégicos de atuação a sustentabilidade do meio marinho, enquadrando-se neste âmbito o tema do lixo marinho, por se tratar de um dos problemas que, reconhecidamente, mais impacta sobre o bom estado ambiental dos nossos mares.

Uma das principais áreas de colaboração entre a DGRM e a Brigada do Mar é no campo da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (Diretiva Europeia para proteger a qualidade ambiental dos mares dos países europeus), sendo um dos 11 indicadores de monitorização precisamente o lixo marinho (outros são por exemplo, os níveis de eutrofização, o ruído marinho, o bom estado das cadeias tróficas, entre outros).

A colaboração em causa será também de grande relevância na atuação no espaço europeu mais alargado de toda a costa atlântica nordeste, integrando a convenção OSPAR, dedicada a combater a poluição do oceano atlântico nordeste.

A coleta de dados da recolha de lixo marinho no terreno e a monitorização de hotspots de concentração de resíduos, serão instrumentos essenciais para a participação em grupos de trabalho internacionais e de decisão sobre diversos temas, que têm implicação direta para o problema do lixo marinho, como por exemplo a regulação de aspetos da navegabilidade e a regulação das diferentes atividades no mar e na costa em matéria de resíduos.

A DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.