Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE SÁBADO

Primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» parte de Vila Real de Santo António

Está tudo a postos para a largada do cruzeiro inaugural do novo e primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» em Portugal. A partida está agendada para este sábado, dia 28 de maio, às 9h00, no porto de Vila Real de Santo António, e contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A iniciativa tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional da Marinha Portuguesa.

O projeto «Caminho Marítimo de Santiago em Portugal» pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da mítica «Barca de Pedra» que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago.

A atividade resulta da parceria entre a Upstream Portugal - Valorização do Território e o Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar e conta com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), tendo como objetivo central potenciar o turismo náutico e a Rede das Estações Náuticas de Portugal.

Este é um evento que teve o apoio e o envolvimento, desde a primeira hora, da estação Náutica do Baixo Guadiana - coordenada pela Associação Naval do Guadiana - e dos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, que criaram todas as condições para assegurar a partida inaugural.

O cruzeiro - composto por cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, assim como várias embarcações internacionais - irá partir do porto de Vila Real de Santo António, em direção ao porto de Vilamoura (onde irá pernoitar), reunindo cerca de 150 participantes.

Este caminho náutico, composto por 12 etapas, irá depois viajar em direção a Sines (30 de maio), seguindo-se Cascais (1 de junho), Peniche (3 de junho), Ria de Aveiro (4 de junho), Matosinhos (6 de junho), Viana do Castelo (8 de junho), Baiona (10 de junho), Vila Garcia de Arousa (11 de junho) e, por fim, Pádron (12 de junho).

Este itinerário por mar irá percorrer cerca de 500 milhas náuticas. O percurso de 12 quilómetros que liga Pádron a Santiago de Compostela será feito a pé pelos viajantes nautas.

mais detalhes