Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIANA DO CASTELO

Exercício de combate à poluição «ATLANTIC POLEX.PT 2022» decorreu com sucesso

A Direção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, organizou, nos dias 04 e 05 de maio, o exercício anual de resposta a incidentes de poluição no mar “ATLANTIC POLEX.PT 2022”, que decorreu em Viana do Castelo.

Este ano o exercício teve por base a simulação de uma explosão a bordo de um navio porta-contentores a cerca de 20 milhas (aproximadamente 37 quilómetros) a Sudoeste de Viana do Castelo, da qual resultou um rombo de grandes dimensões no casco do navio, provocando um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de grandes quantidades de crude (hidrocarboneto com elevada viscosidade), que afetou uma área em alto-mar , bem como a zona costeira de Viana do Castelo, nomeadamente o estuário do rio Lima, o porto, o parque ecológico urbano, zonas de viveiros e zonas de praia.

No primeiro dia do exercício, 04 de maio, foi simulada a contenção e recolha de material poluente em mar aberto, que envolveu meios da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente do Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo e da Estação Salva-vidas de Esposende, bem como da Marinha Portuguesa, do Instituto Hidrográfico, da Força Aérea Portuguesa, da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), entre outras entidades.

No segundo dia do exercício, e uma vez que não foi possível recolher a totalidade do material poluente derramado, as operações de combate à poluição continuaram, nas quais foram simulados diversos sub-cenários em zonas sensíveis como o estaleiro, o porto de pesca, o parque ecológico urbano e viveiros e algumas zonas de praia, que consistiram na contenção e recolha do material poluente presente no rio Lima. Nestas operações estiveram envolvidos meios da Autoridade Marítima Nacional, da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), entre outras entidades.

O exercício recebeu a visita do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, acompanhado pelo Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pelo presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-general José Duarte da Costa, entre diversas entidades.

Esta edição contou com a colaboração da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e ainda com o apoio e participação de diversas entidades nacionais e internacionais.

O "ATLANTIC POLEX" é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, nos diferentes cenários onde é possível ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia, e tem como objetivo treinar os procedimentos de resposta em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo.

fonte