Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal presente no Fórum da Mobilidade Eléctrica

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou no Fórum da Mobilidade Elétrica, realizado no Fórum Luísa Todi, no dia 5 de abril, organizado pela ENA – Agência da Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da CMS- Câmara Municipal de Setúbal e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos.

O evento teve como objectivo refletir sobre as temáticas da mobilidade eléctrica, com especial enfoque para a sua importância estratégica para o bem-estar ambiental na sociedade. Foram abordados o planeamento, financiamento, questões técnicas e os desafios da mobilidade por representantes de entidades de relevo no panorama empresarial nacional.

Nuno de Almeida, Diretor de Gestão do Património Dominial e do Porto de Sesimbra começou por reforçar o importante papel das diversas atividades do porto na região, apresentando o desenvolvimento do Porto de Setúbal e os projetos relacionados com a mobilidade elétrica, referindo que no enquadramento das emissões de CO2, o transporte marítimo é o que tem menores emissões de CO2 por quilómetro percorrido (3g), quando comparado com o transporte aéreo (560g), com o transporte por camião (45g) e com o comboio (18g), e que a APSS acompanha o desempenho ambiental do porto através da monitorização ambiental e gestão de resíduos, da descarbonização e promoção das energias renováveis, e de uma gestão racional e eficiente de recursos investindo na segurança, proteção e qualidade.

Salientou ainda que a promoção do desenvolvimento sustentável da economia do mar implica fomentar a realização de projetos de transição energética sustentados em economia circular, com medidas de apoio e proteção ambiental que incluem, entre outras, a melhoria da rede de distribuição elétrica no porto, soluções de abastecimento de energia elétrica Shore To Ship, apoio a iniciativas de produção energia renovável, instalação de carregadores de veículos elétricos e substituição das viaturas a diesel da frota da APSS, SA por novas viaturas elétricas. No apoio à mobilidade elétrica na náutica de recreio, pretende-se a disponibilização de pontos de abastecimento de eletricidade nas docas do Porto de Setúbal e no ponto de embarque e desembarque de embarcações Marítimo-turísticas, a criação de áreas específicas para embarcações movidas por eletricidade.

Pela defesa da sustentabilidade ambiental, os objetivos estratégicos da APSS demonstram o compromisso da gestão com a sustentabilidade económica, social e ambiental nos portos sob sua jurisdição, numa atitude ambientalmente responsável e integrada nos princípios do desenvolvimento sustentável, implementados em colaboração com as várias entidades regionais e nacionais, bem como com agentes e stakeholders.