Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM visitou projectos de Hidrogénio no IST e na HyChem

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em conjunto com outras entidades relacionadas com o setor marítimo em Portugal, visitou os projectos de Hidrogénio em curso no departamento de Química no IST-Instituto Superior Técnico e na empresa HyChem, ambos em parceria com a empresa Tecnoveritas.

Em causa está a realização de um ensaio real de todo o ciclo do Hidrogénio como futuro combustível para o Transporte Marítimo, desde a sua produção por eletrólise, armazenamento e transporte com tecnologia LOHC (Liquid Organic Hydrogen Carrier) e injecção num motor marítimo.

Da experiência deverá resultar uma solução testada para aplicação em Portugal em novas construções de navios, ou mesmo evoluções de navios em serviço, permitindo soluções de propulsão “dual fuel” ou apenas de Hidrogénio.

José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM, recordou a propósito que «o Hidrogénio é visto como uma solução energética essencial no caminho da descarbonização, fazendo parte do conjunto restrito de futuros combustíveis Hipo carbónicos para se atingir a neutralidade carbónica em 2050».

No IST foi possível ver a solução por catálise de incorporação do Hidrogénio no LOHC, permitindo o seu armazenamento e transporte de forma segura e a temperatura e pressão ambiente, bem como o procedimento inverso de isolamento do Hidrogénio do LOHC para a injeção nos motores.

A HyChem produz, nas suas unidades de peróxidos, Hidrogénio em grande quantidade, permitindo a realização de um ensaio real de injeção deste combustível numa máquina marítima adaptada, que funcionará durante muitas horas. Esta empresa química tem uma grande experiência na produção e utilização do Hidrogénio, tendo sido possível verificar in situs uma Caldeira de Utilidades a “queimar” este combustível com zero emissões de CO2.

As duas iniciativas referidas complementam-se e permitem, em Portugal, testar uma solução de futuro e de grande inovação para o transporte marítimo. A DGRM felicita todos os intervenientes nestes projetos.