Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SETÚBAL

Autoeuropa duplica capacidade de transporte na ferrovia com viaturas em comboios de duplo andar

A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração duplica a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

O transporte de carga por ferrovia para o porto, reativada em setembro de 2019, continua a ter a parceria logística entre a divisão de operações logísticas Volkswagen Konzernlogistik e a Rodo Cargo. Esta nova solução reforça a descarbonização do transporte de mercadorias de e para o Porto de Setúbal, com diminuições substanciais da utilização do transporte rodoviário e, também, neste caso, do número de comboios necessário para suprir as entregas de viaturas para exportação no terminal portuário.

Por sua vez, o Porto de Setúbal beneficia deste aporte de sustentabilidade ambiental, em linha com a sua estratégia de diminuir a dependência de combustíveis fósseis para a sua atividade, mas igualmente, por via do aumento de capacidade de cada comboio, de uma menor pressão sobre o número de manobras necessárias para as movimentações das composições que diariamente entram e saem dos terminais portuários. Recorde-se que o Porto de Setúbal ocupa a 2ª posição nacional na carga movimentada por ferrovia, com 27% do total da carga movimentada anualmente.