Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Na Doca dos Pescadores, em Setúbal

Inaugurada estátua de N.ª Senhora do Rosário de Tróia

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, inaugurou a 8 de Setembro a estátua de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, em cerimónia que se realizou no molhe poente da Doca dos Pescadores do Porto de Setúbal e que contou com a presença de D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal, de Armando Oliveira, Presidente da Comissão de Festas, do escultor Hans Varela e de Américo Oliveira.

O administrador da APSS, José Emílio Castel-Branco, deu as boas-vindas aos participantes reforçando a importância da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira dos pescadores, para a cidade de Setúbal, e agradecendo a parceria com a Comissão de Festas, na pessoa do seu Presidente, Armando Oliveira, com o escultor da imagem, Hans Varela e com a Fábrica Américo Oliveira, Lda, que tornaram possível a concretização desta homenagem.

O responsável do Porto de Setúbal afirmou ainda que foi com todo o gosto que a APSS se associou a esta homenagem preservando a ligação com os pescadores e com esta atividade económica tão importante, reiterando que se deve acima de tudo valorizar o esforço humano que os homens do mar põem no seu dia-a-dia e os riscos que correm. “Desta forma se homenageia este esforço e risco num espaço que deverá ser de conforto, reflexão e Paz.”

D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal, enalteceu a importância das festas e da procissão de homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Troia, para as gentes de Setúbal. Numa palavra de agradecimento a todos os intervenientes D. José Ornelas afirmou que sendo o mar uma fonte de prosperidade é também uma fonte de cuidados para os homens do mar, reforçando a importância, a simbologia da colocação da imagem de Nossa Senhora no local de partida e regresso de quem pesca.

O Bispo da Diocese de Setúbal realizou seguidamente a bênção da imagem numa cerimónia que culminou com o canto do hino a Nossa Senhora do Rosário de Tróia.