Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita Gare Marítima de Alcântara

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o Porto de Lisboa, acompanhado pela Reitora da Universidade Évora, Ana Costa Freitas, Vice-Reitores António Candeias e Ausenda de Cáceres Balbino e pelos Membros da Direção do Laboratório HERCULES, José Mirão, Cristina Dias e Patrícia Moita, sendo recebidos na Gare Marítima de Alcântara por Ricardo Medeiros, do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.

A visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, decorreu no âmbito do projeto “O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)”: estudo científico das Técnicas Pictóricas, dos materiais e de Diagnóstico como guias para a sua conservação e usufruição [PTDC/ART-HIST/1370/2020]’, no contexto de uma campanha analítica e formação avançada em Ciências do Património a decorrer até ao final de julho, na Gare Marítima de Alcântara.

Como explicou Milene Gil, IR do projeto e Investigadora do Laboratório Hércules, que coordena os trabalhos, «esta campanha analítica com foco em três murais pintados por Almada Negreiros em 1945 visa identificar e caracterizar de forma sistemática com recurso a exames de área, e técnicas de analise pontual não invasiva, a forma como Almada transpôs a composição para as paredes, as técnicas e materiais pictóricos empregues e o seu estado de conservação». Estes dados serão a base para o delinear de uma futura intervenção de salvaguarda deste núcleo pictórico.