Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NAVIO DE CRUZEIRO WORLD NAVIGATOR EM ESCALA INAUGURAL NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

Este domingo, dia 25 de julho, realizou-se a Escala Inaugural do navio World Navigator, que deixou o Porto de Viana do Castelo no sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, para o embarque de passageiros, com destino à Grécia.

Este foi o primeiro cruzeiro pós-pandemia com saída do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e para celebrar a Escala Inaugural do World Navigator, realizou-se a habitual cerimónia de troca de placas, com a presença de Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL, de Mário Ferreira da Mystic Cruises e das autoridades locais, assinalando a primeira escala do navio em Leixões.

Durante a tarde realizou-se o embarque dos passageiros, na sua maioria de nacionalidade Portuguesa e, ao final da tarde, o World Navigator rumou com destino a Lisboa, fazendo ainda parte do itinerário, paragens em Gibraltar, Formentera, Ibiza e Capri, finalizando esta viagem inaugural em Atenas, na Grécia.

Este exclusivo navio, de construção totalmente nacional, foi encomendado pela Mystic Cruises aos Estaleiros Navais da West Sea em Viana do Castelo.

Faz parte da gama “Explorer” e foi construído com base no código polar (classe de gelo), sistema de propulsão híbrida, encontrando-se- preparado para navegar nos mares gelados da Antártida e do Ártico.
Tem capacidade para acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e conforto.

Está ainda prevista a construção de mais quatro navios de cruzeiro, passando a Mystic Cruises a deter uma frota de sete navios de cruzeiros de expedição. Depois do World Explorer e do World Voyager, que iniciaram operação em agosto de 2019 e em novembro de 2020, respetivamente, é agora a vez do World Navigator.
Recorda-se que a APDL tem apoiado o desenvolvimento do cluster da indústria naval em Viana do Castelo, um setor que marca historicamente esta cidade. A empreitada de Aprofundamento do Anteporto e do Canal de Acesso aos Estaleiros Navais que representou um investimento da APDL de cerca de 20 milhões de euros, e a primeira fase de reparação e reforço do molhe Norte, num investimento de 2,1 milhões de euros, são disso exemplo.

Após mais de um ano sem poder receber navios de cruzeiro, a APDL congratula-se com a retoma da atividade e por acolher a escala inaugural e o primeiro embarque do World Navigator, um navio de construção totalmente nacional.