Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal cresce 6,5% até junho

O Porto de Setúbal cresceu 6,5% no 1º semestre face a igual período em 2020, com 3,4 milhões de toneladas movimentadas. Alavancado pela carga geral, que atingiu o valor 2 milhões de toneladas (aumento de 21% no semestre), este crescimento acentua o contributo do porto para a recuperação da economia da nacional.

Por modos da carga geral, a carga fracionada cresceu 38%, com 832 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 137 mil unidades e a carga contentorizada, 14,5%, com 91 mil TEU´s.

Até ao final do mês de junho manteve-se a consolidação da vertente exportadora do Porto de Setúbal, com as mercadorias carregadas a registarem 1,8 milhões de toneladas, ou seja, 53% do total movimentado. Destacam-se os crescimentos da exportação da carga ro-ro em 71%, com 97 mil viaturas, e da carga contentorizada com mais 52%, com 47 mil TEU.

Por outro lado, voltou a verificar-se um crescimento generalizado em quase todos os terminais, quer nos públicos, mais 7,6%, com destaque para o Terminal Ro-Ro, mais 14%, para o Terminal TMS 2 e para o TMS 1, ambos com mais 13%, quer nos de uso privativo, mais 3,1%, com destaque para o Terminal Tanquisado/Eco Oil, mais 33%, para o Terminal Secil, mais 19%, e para o Terminal Praias Sado, mais 15%.

Em relação ao número e capacidade dos navios que escalaram o porto até junho, estiveram em operação 864 navios, mais 11,5%, com uma média 13 260 em toneladas GT, mais 4,8%, em relação ao período de 2020.

O primeiro semestre de 2021 foi, assim, bastante positivo para o Porto de Setúbal, com resultados demonstrativos de recuperação e crescimentos de cargas resultante do trabalho da Comunidade Portuária de Setúbal, que mantém em níveis elevados o empenho e a confiança no sucesso do porto e da região, com apostas na modernização e na competitividade do porto.