Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do «Ever Given» no Suez
A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.
Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.
Entre as causas mais prováveis do incidente no Suez está o vento forte e um hipotético erro humano, algo que não ficou, ainda provado. O director da Academia Marítima Antuérpia, Rowan Van Schaeren, e os especialistas náuticos presentes deram mais informações sobre os aspectos de navegação do encalhe da embarcação, enquanto o especialista de Direito Marítimo Ralph De Wit discorreu sobre as questões jurídicas do incidente.
«Tive o prazer de compartilhar algumas reflexões sobre os impactos de curto e longo prazo do incidente no transporte, portos e logística.Um grande obrigado aos muitos jornalistas que participaram do momento de imprensa», declarou, nas redes sociais, Theo Notteboom, elogiando a iniciativa da Academia Marítima de Antuérpia. Recorde-se que o navio da Evergreen esteve encalhado no Suez durante cerca de uma semana – o ‘Ever Given’ foi esta Segunda-feira desencalhado, através de uma combinação de escavações, dragagens e rebocadores.