Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Aniversário de navio da Marinha marca 30 anos de avanços tecnológico e operacional

Foi a 18 de janeiro de 1991 que a Bandeira Nacional foi içada, pela primeira vez, a bordo do NRP Vasco da Gama na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

​Nestes trinta anos ao serviço de Portugal, o NRP Vasco da Gama, o primeiro dos três navios da Classe Vasco da Gama, participou em inúmeras missões e operações em todo o mundo, desempenhando variadas tarefas e representando o nosso País em defesa dos interesses nacionais em várias partes do mundo, designadamente nos oceanos Atlântico e Índico, no mar Mediterrâneo, no mar do Norte, no mar Adriático e no mar Báltico, entre outros.

Ao longo deste período navegou mais de 500 mil milhas náuticas (o que corresponde a 23 voltas ao mundo) e assegurou uma permanente participação em operações militares da Aliança Atlântica e da União Europeia, para além da integração na missão da Organização das Nações Unidas em Timor-Leste, elevando assim a imagem da nação a nível internacional.

Os outros navios da Classe Vasco da Gama, as fragatas Álvares Cabral (24 de maio) e Corte-Real (22 de novembro), irão também completar as 3 décadas ao serviço de Portugal e dos Portugueses durante o presente ano de 2021.

A entrada ao serviço da Marinha destes navios representou a atualização e modernização de procedimentos e conceitos operacionais que permitiram atualizar a esquadra e todo o universo que a rodeia, como o apoio logístico, a formação e o treino mas também permitiu à Marinha continuar como uma importante parceira junto das organizações internacionais.​