Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Grupo Garland agencia descarga record de milho no Porto de Lisboa

O Grupo Garland foi a agência de navegação responsável pela descarga de 82.640 toneladas métricas de milho provenientes do Brasil no terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, que integra o Porto de Lisboa. Tratou-se do maior graneleiro e com maior quantidade de carga atendido pelas empresas de agenciamento de navegação do Grupo Garland e constituiu ainda um recorde na infraestrutura portuária, concessionada à Silopor Trafaria.

Ao longo do ano, as empresas de navegação da Garland têm vindo a registar vários movimentos de cereais record nos portos nacionais, destinando-se as cargas, na sua maioria, à indústria agroalimentar nacional.

A operação de descarga do graneleiro “CSSC AMSTERDAM”, com 255 metros de comprimento e 43 de boca, implicou uma série de desafios. Não só o volume de mercadoria foi o mais elevado de sempre que o terminal da Trafaria rececionou, como o mau tempo que se fez sentir durante a operação levou a que a mesma só ficasse concluída duas semanas após a chegada do navio ao terminal especializado em cargas de granéis agroalimentares, classificado como de águas profundas e com tecnologia que o equipara aos melhores da Europa.

Esta operação fecha com chave de ouro a atividade das empresas de navegação da Garland que, em 2020, foram responsáveis pela movimentação de 1 milhão e setecentas mil toneladas de carga a granel, sólido e líquido, operadas nos portos de Lisboa e Leixões, na maioria produtos agrícolas, destinados à indústria alimentar humana e animal.