Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APLOG faz radiografia à logística em Portugal

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e a KPMG Portugal estão a realizar aquele que será o maior e mais completo estudo de sempre sobre o setor logístico, no nosso país.

Num contexto pandémico onde este sector tomou proporções e dimensões muito importantes, em termos da procura, este estudo pretende ser “a referência no mercado onde a informação sobre o setor é escassa e desagregada”, refere a APLOG.

Com lançamento previsto para o final de janeiro de 2021, o estudo será uma radiografia ao estado do setor a nível nacional, respondendo a questões centrais deste como: Quem são os atores críticos no país? Como comparamos a realidade portuguesa com o benchmark internacional? Quais os grandes riscos e oportunidades para a logística nos próximos anos? Além disso, o estudo, também quer avaliar, objetivamente, a importância da logística para o desenvolvimento da economia nacional.

Raul Magalhães, presidente da direção da APLOG, explica que “este estudo vem trazer-nos uma visão global, agregadora e objetiva, cuja riqueza de conteúdos garante potenciar o conhecimento e assegurar melhorias do longo da cadeia” e que “constituirá um instrumento fundamental para novos investimentos, permitindo (re)definir estratégias, (re)pensar processos e (re)formular competências no contexto dos desafios atuais e futuros”.

Do lado da consultora, Fernando Mascarenhas, partner de Advisory Services da KPMG Portugal, sublinha que “a logística é cada vez mais a face visível (e por vezes a única face física) numa jornada de experiência de cliente, uma constatação que é verdade para muitas categorias e muitas empresas, e está apenas a ser acelerada num contexto de pandemia”.

A análise a efetuar pela APLOG e KPMG englobará todos os setores económicos do país, dando destaque ao Agroalimentar, Automóvel, Retalho & e-commerce, Pasta de papel, Têxtil e Vestuário e Calçado.

A metodologia utilizada para obter as melhores conclusões prevê uma abordagem em várias etapas, de forma a segmentar da melhor forma a informação e, assim, torná-la mais valiosa e útil para todos os stakeholders: (i) Perspetiva Geral; (ii) A Logística em Portugal; (iii) As análises à oferta e à procura; (iv) As perspetivas e os desafios para o futuro, num horizonte a dez anos.

fonte