Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EXPANSÃO DO TERMINAL XXI

«Fase 3» arranca em Janeiro de 2021, adianta a PSA Sines

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou, através de comunicado, que arrancarão, já em Janeiro de 2021, as obras da primeira fase da expansão do Terminal de Contentores do porto alentejano – a designada ‘Fase 3’. Na visão da concessionária, este projecto reforça o estatuto competitivo do porto no contexto portuário do Sul da Europa.

Expansão do Terminal reforçará competitividade de Sines

Tal como detalha a PSA Sines na missiva, o plano de expansão (contratualizado entre a concessionária e a administração portuária APS em Outubro de 2019) estipula a construção de 804 metros de cais, 18 hectares de terraplenos e edifícios, a serem construídos de forma faseada, no conjunto das designadas ‘Fase 3’ e ‘Fase 4’. Para a concessionária que gere o Terminal XXI, o projecto é «mais um passo para reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do Sul da Europa». Ao mesmo tempo, aumenta a contribuição da empresa na economia da região.

PSA Sines reforça influência «directa e indirecta» no crescimento da região e do país

O projecto de expansão da infra-estrutura «aumenta a sua contribuição directa e indirecta para o crescimento económico e social do Região do Litoral Alentejano (e consequentemente do país)», vincou a PSA Sines. A ‘Fase 3’ compreende o aumento da frente de cais em 204 metros e 8 hectares de terraplenos. Já a ‘Fase 4’, explicou ainda a concessionária, prolongará o cais em mais 600 metros e 10 hectares em terraplenos. Quando a expansão estiver finalizada, o Terminal XXI de contentores ficará munido de uma frente de cais de 1750 metros, 19 pórticos e 60 hectares de terraplenos.

fonte