Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Aquário Vasco da Gama ganha vida através da Arte Urbana

A Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, convidou o artista de arte urbana Adalberto Brito (Youthone) a dar uma nova vida à fachada do edifício. Ao longo dos dez dias em que teve lugar esta intervenção, foram pintados elementos visuais relacionados com a história e a vida marinha existente no Aquário Vasco da Gama, onde podem agora ser observadas diversas espécies de animais presentes neste aquário, bem como algumas espécies ilustradas pelo Rei D. Carlos I nas suas publicações.

​​​​​​Este projeto de requalificação, melhoria e preservação do edifício voltado para a marginal e linha de comboio, é também um convite direto ao público que por ali passa, a visitar o aquário museu mais antigo do mundo aberto ao público, que conta já com 122 anos de existência.

VEJA O VÍDEO DO PROJECTO

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado a 20 de maio de 1898. Foi um dos primeiros aquários no mundo, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da celebração do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia. A administração do Aquário, sendo propriedade do Estado, foi, em fevereiro de 1901, entregue à Marinha, onde permanece até hoje como organismo cultural.

​Adalberto Brito, de nome artístico Youthone, de nacionalidade portuguesa, nasceu em Angola, em 1974. Conhecido no seu meio como um dos vanguardistas e impulsionadores da pintura graffiti em Portugal que teve início nos finais dos anos 80 em Carcavelos.

Adalberto Brito foi militar dos quadros permanentes da Marinha, no período de 1994 a 2003, optou pela arte como profissão e por paixão. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Lisboa no curso de pintura.

















Artigos relacionados: