Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

JOSÉ LUÍS CACHO FAZ BALANÇO DE 2020, PERSPECTIVANDO 2021

«Resistir e Avançar», lema do Porto de Sines

O editorial da revista do Porto de Sines, edição lançada esta segunda-feira por ocasião do 43.º aniversário da APS, faz um balanço do desempenho do principal porto do país, perspectivando também os tempos vindouros.

O Presidente da APS, que assina o editorial, começa por lembrar as dificuldades vividas no ano que termina daqui a menos de três semanas:
“2020 tem sido um ano muito duro para todos os portugueses. Na adversidade que inopinadamente nos bateu à porta, soubemos, na APS, fazer das dificuldades desafios. O lema, seguido pela valorosa equipa da empresa, consistiu em NUNCA BAIXAR OS BRAÇOS” – frisa José Luís Cacho, acrescentando:
“Por termos sabido resistir, vamos crescer perto de 10% na carga contentorizada, a que somaremos outros resultados positivos também.
Presencialmente, uns, em tele-trabalho outros, aproveitámos para trabalhar com afinco no Plano Estratégico 2020-2030, documento que sinaliza uma mudança de peso no rumo a tomar na próxima década.”

“Resistência” essencial para que a importante infra-estrutura portuária nacional consiga “avançar”:
“As alterações climáticas bateram-nos à porta com fragor, a descarbonização da economia avança inexoravelmente; tendo, a energia, um peso significativo no Porto de Sines, é evidente a imperiosa necessidade de nos adaptarmos, procurando novos caminhos” – pontua José Luís Cacho, considerando ter, o Plano Estratégico, resposta a “estes desafios exigentes, porque não vislumbramos outra alternativa que não seja a de AVANÇAR”.

“Resistimos, associando-nos aos principais portos do mundo na resiliência face à pandemia; a expansão do Terminal XXI foi adjudicada; arrancou a Janela Única Logística (JUL); no ramal ferroviário do Porto de Sines prosseguem as obras de requalificação, a par da boa notícia referente ao lançamento de dois concursos públicos para a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul”, recorda o líder do porto alentejano, que dedica ainda algumas linhas “aos gestos de solidariedade activa em que fomos parceiros”, ou à “integração da CPLS no projecto europeu PLANET”.

A concluir, José Luís Cacho evidencia determinação para vencer os desafios que se colocarão no próximo ano:
“Não só queremos, como já estamos a afirmar Sines como um porto para o Mundo, trazendo o Mundo para o Porto. Em 2021 continuaremos a AVANÇAR, porque sabemos RESISTIR.”

LEIA A REVISTA AQUI