Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Projecto PESCAz - Pescarias Sustentáveis nos Açores apresentado na Horta

O projecto “PESCAz – Pescarias Sustentáveis nos Açores: como pode ser melhorada a base científica para avaliações do estado dos recursos pesqueiros?” foi apresentado na cidade da Horta. Um projecto que que juntou o IMAR — Instituto do Mar, o Instituto Okeanos da Universidade dos Açores, a Federação das Pescas dos Açores e a APEDA – Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, e correspondeu a um investimento de mais de 190 mil euros.

Este projecto procura dar resposta às obrigações e objectivos da Região e do Estado em matéria de conservação dos recursos biológicos marinhos e na gestão das pescas, no âmbito da Política Comum das Pescas e da Directiva Quadro Estratégia Marinha.

Segundo uma nota de imprensa do Governo Regional dos Açores, pretende-se que o PESCAz possa também fazer uma reflexão sobre a forma como a informação científica pode ser agilizada para as tomadas de decisão, contribuindo para a implementação de novas formas de trabalho.
Projectos SOS TubaProf e DDeSPAr

Para além do PESCAz, foram também desenvolvidos os projectos SOS TubaProf, que procura avaliar a sustentabilidade das capturas acessórias de tubarões de profundidade nos Açores, e o DDeSPAr – Diversificação para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal nos Açores, que visa avaliar o potencial dos agregadores de peixe como medida facilitadora da diversificação e sustentabilidade da pequena pesca regional, através da redução da dependência dos recursos demersais tradicionais.

O Governo dos Açores criou um regime de apoio aos investimentos para o desenvolvimento de projectos de investigação, através de parcerias entre cientistas e pescadores, no valor de 1,2 milhões de euros, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Este regime de apoio destinou-se à recolha de dados, à monitorização de recursos piscícolas, a estudos e projectos piloto, bem como à divulgação de conhecimento e de resultados de investigação, através de seminários e workshops.

Contribuir para a troca de experiências e para melhorar o conhecimento dos pescadores sobre os recursos piscícolas do Mar dos Açores foi um dos grandes objectivos deste programa de apoio, que permitiu financiar quatro projectos durante esta legislatura.

fonte