Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Exposição «Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522» na Biblioteca Geral

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) tem patente até 19 de fevereiro de 2021 a exposição bibliográfica “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522”.

A exposição “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522” está integrada no programa oficial de celebrações coordenado pela EMCFM e põe à disposição do visitante mais de 30 obras impressas e manuscritas – legendadas em português, espanhol e inglês, para ficar acessível a um público mais vasto. Está igualmente a ser preparada uma versão digital.

Entre as raridades expostas encontra-se uma primeira edição italiana (1536) do relato presencial do ‘cronista’ não-oficial da expedição, Antonio Pigafetta, um exemplar das “Tábuas” de Abraão Zacuto (1502), que acompanhavam os navegadores, e os “Comentários aos Salmos” (1516), onde se faz a primeira interpretação profética das viagens ao Novo Mundo em que então estavam envolvidos os Portugueses e os Castelhanos.

Após o período de exibição na Sala de São Pedro da BGUC (até 19 de fevereiro de 2021), a exposição poderá ser vista no piso intermédio da Biblioteca Joanina, a partir da primavera de 2021.

















Artigos relacionados:

  • Portugal produziu o homem que colocou grande parte do mundo no mapa