Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DOCAPESCA LANÇA SITE «LOTA EM CASA»

A Docapesca lançou sexta-feira o site “Lota em Casa” que permite ao consumidor final identificar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região, incluindo mercados municipais, peixarias, grandes superfícies e circuitos curtos de comercialização de pescado (cabazes).

Através da localização GPS, o novo site apresenta todos os pontos de venda aderentes ao CCL – Comprovativo de Compra em Lota perto de nossas casas, disponibilizando também uma funcionalidade que permite ao utilizador aumentar o raio de pesquisa até 100 km.

A garantia de origem é dada através da etiqueta CCL – Comprovativo de Compra em Lota, a qual indica ao consumidor de que está a adquirir pescado capturado por embarcações nacionais na costa portuguesa, que adota as regras de rastreabilidade exigidas por lei, respeita a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os ‘stocks’ piscícolas.

O CCL e o site “Lota em Casa” visam contribuir para a promoção de uma alimentação saudável com recurso a produtos frescos e de proximidade e, consequentemente, para a valorização do pescado português e para o aumento dos rendimentos dos profissionais da pesca.
O “Lota em Casa” divulga também os cabazes de pescado existentes no nosso país (Cabaz do Peixe – www.cabazdopeixe.pt e Cabaz Frescomar – www.aapf.pt), aos quais o consumidor pode aderir para comprar pescado fresco de elevada qualidade e excelente relação qualidade/preço diretamente a associações de pescadores locais, valorizando a pequena pesca artesanal. Os cabazes são compostos por pescado pronto a cozinhar (escamado e eviscerado), variado, fresco e da época.

O site apresenta ainda receitas de pescado e informação sobre as principais espécies existentes na costa portuguesa, conteúdos que serão regularmente atualizados e aumentados.

Este projeto da Docapesca insere-se no atual programa Simplex 2020/2021.