Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa eleito pela sexta vez melhor porto de cruzeiros da Europa

O Porto de Lisboa acaba de conquistar pela sexta vez, e pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2020 dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente hoje, dia 2 de novembro de 2020, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.

É com muito orgulho que o porto de Lisboa recebe mais uma vez este prémio, que constitui uma prova do reconhecimento internacional e do empenho que o Porto de Lisboa, a LCP - Lisbon Cruise Port e os diversos agentes económicos têm tido em promover Lisboa como um dos melhores destinos para navios e passageiros de cruzeiro.

A APL congratula-se também pela eleição de Lisboa, pela quarta vez, como Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, o que constitui um valioso contributo para a notoriedade e a afirmação da cidade de Lisboa no contexto mundial.

O Porto de Lisboa teve ao seu lado na nomeação para Melhor Porto de Cruzeiros da Europa as cidades de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Ege, Amesterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireus, Southampton, Split e Veneza.

Após vários anos em forte crescimento, a Pandemia COVID-19 veio quebrar este ciclo e obrigou as companhias de cruzeiro a cancelar as operações comerciais dos seus navios, de forma voluntária, a 12 de março.

Contudo, nos últimos meses, as companhias de cruzeiro e os Governos/autoridades de Saúde e Portos dos vários países europeus têm vindo a trabalhar em conjunto na elaboração de protocolos de segurança com vista ao reinício da atividade, com adoção de procedimentos muito rigorosos de controlo da disseminação do vírus, tanto da parte do navio como da parte dos portos/terminais.

A APL está, em colaboração com a LCP e com Autoridade de Saúde, a elaborar o Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança. Este protocolo funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio.

Os World Travel Awards distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do turismo, e é neste sentido que a APL tem trabalhado e vai continuar a trabalhar, em conjunto com a concessionária LCP na prossecução de um objetivo comum: potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino de cruzeiros de excelência.

Tudo isto veio reforçar o bom desempenho e capacidade do Porto de Lisboa no que respeita ao setor dos cruzeiros, em linha com os bons resultados registados e consolidados ao longo dos últimos anos. Em 2020, os WTA distinguem duas vezes da cidade de Lisboa na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros e na categoria de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.

A APL congratula-se pela eleição de Lisboa, pela quarta vez, como Melhor Destino Europeu de Cruzeiros, que teve a seu lado cidades como Amesterdão, Atenas, Bodrum, Cannes, Copenhaga, Dubrovnik, Edimburgo, Izmir, Kusadasi, Oslo, Saint Petersburgo e Veneza, o que constitui, igualmente, um valioso contributo para o desenvolvimento e crescimento do turismo de cruzeiros.

Desde 2009, ano em que a cidade de Lisboa foi eleita como melhor destino de cruzeiros da Europa, nos World Travel Awards Europa realizados em Óbidos, o porto e a cidade de Lisboa têm sido nomeados para os World Travel Awards, a nível europeu e mundial, para as categorias de melhor porto e destino de cruzeiros, tendo em 2014, e 2016, ganho as duas categorias nos World Travel Awards Europa.