Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE SÁBADO, 31 DE OUTUBRO

Porto de Lisboa comemora 133 anos

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário e preparou um conjunto de iniciativas inovadoras, que permitem celebrar os 133 anos do porto da capital cumprindo todas as regras de prevenção para a transmissão de Covid-19.

De acordo com Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, «a atual situação pandémica relacionada com o vírus Covid-19, leva-nos a comemorar os 133 anos do Porto de Lisboa de forma diferente e responsável, mas não podíamos deixar de assinalar esta data.
Neste contexto, optámos por iniciativas diferenciadoras, como a visita virtual que vamos proporcionar às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos, para dar a conhecer os painéis de Almada Negreiros».

A visita virtual às Gares Marítimas ficará disponível dia 31 de outubro no site do Porto de Lisboa e nas redes sociais.

No dia 4 de novembro, marcamos este aniversário com o lançamento do novo portal do Porto de Lisboa, totalmente renovado, mais funcional e mais completo, mas também mais claro e com um acesso rápido e mais intuitivo a todas as áreas do porto.
O novo site é evolutivo e terá no futuro outros desenvolvimentos que permitirão melhorar continuamente a presença do Porto de Lisboa na web, designadamente a integração com outras plataformas digitais.

Neste 133.º aniversário, e também no dia 4 de novembro, será lançado um desafio de fotografia, dirigido a todos os cidadãos, para fotografar as margens, paisagens e pormenores da área de jurisdição do Porto de Lisboa. "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar” é o nome deste desafio fotográfico, que dará a conhecer toda a zona ribeirinha abrangida pelo Porto de Lisboa através do olhar dos participantes.
A jurisdição portuária confina com os territórios dos onze municípios que abraçam o estuário do Tejo: Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira. Os participantes têm 200 km de margem para fotografar, devendo identificar sempre os pontos geográficos onde são captadas as imagens.

A melhor fotografia escolhida pelo Porto de Lisboa será ampliada e exposta na Gare Marítima de Alcântara e o conjunto das fotos de todos os concorrentes poderá ser visto em 2021, no novo portal do Porto de Lisboa.

A fechar as comemorações, no dia 8 de novembro terá lugar a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, promovida pela APL e organizada pela ANL - Associação Naval de Lisboa. Trata-se da maior regata que se realiza no Tejo anualmente, com largada da Doca de Belém marcada para as 11h00, e que este ano terá disponível online no portal do Porto de Lisboa, os momentos mais significativos da regata como a partida, passagens nas boias e a chegada.


Sobre o Porto de Lisboa:
O Porto de Lisboa é um grande porto europeu de orientação atlântica e porta direta para o mercado ibérico, localizado no maior centro de consumo nacional (região de Lisboa e Vale do Tejo).
A sua localização geoestratégica confere-lhe um estatuto de relevo nas cadeias logísticas do comércio internacional e nos principais circuitos de cruzeiros.
O Porto de Lisboa é um porto multifuncional, composto por 15 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e um de passageiros de cruzeiro, operando 24 horas por dia, 365 dias por ano e oferecendo as melhores condições de navegação para todo o tipo de navios.
Localizado no estuário do rio Tejo - o maior estuário da Europa Ocidental - que se encontra com o oceano Atlântico numa bacia de 32.000 hectares, a sua área de jurisdição portuária confina com onze municípios: Benavente, Alcochete, Almada, Barreiro, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira.
Atualmente, o porto de Lisboa é líder nacional no segmento dos Cruzeiros e no ranking da movimentação dos granéis agroalimentares, sendo um porto estratégico na importação e exportação da indústria agroalimentar da Península Ibérica.


Mais informações em: http://www.portodelisboa.pt

Mais informação sobre o desafio de fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar” no novo portal da APL a partir de 4 de novembro.