Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE SÁBADO

Dia do Porto de Viana do Castelo celebra-se online

A 7.ª edição do Dia do Porto de Viana do Castelo é, este ano, celebrada online. A história da infraestrutura portuária, que remonta a 106 anos, e dos seus estaleiros, bem como os investimentos previstos e em curso são alguns dos conteúdos que serão transmitidos este sábado, 10 de outubro, a partir na página do Facebook do porto minhoto.

Entre as 10h00 às 19h00, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai assinalar esta infraestrutura portuária como peça fundamental do desenvolvimento da cidade com particular incidência nos territórios que o envolvem, através da partilha de vídeos históricos e de infografias explicativas das intervenções que estão em curso e que vão contribuir para melhorar a competitividade da região.

“Queremos relembrar que Viana é amor e é um porto também: um porto de abrigo, um porto de entrada, um porto de pesca, um porto de recreio, um porto de construções e reparações navais. Neste ano atípico, as celebrações do Dia do Porto vão manter-se porque esta infraestrutura não para, nem parou. É uma forma de agradecermos, também, a todos os trabalhadores do porto e à Comunidade de Viana”, salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.

A decisão da APDL de assinalar a iniciativa através de meios unicamente digitais justifica-se como sendo uma medida de prevenção e contenção da COVID-19, que procura respeitar as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.

Recorde-se que, inseridos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, o Porto de Viana do Castelo recebeu, nos últimos anos, investimentos que são determinantes para a sua operacionalidade: novos acessos rodoviários, uma obra de 5,3 milhões de euros de investimento; e a dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais, uma intervenção anunciada este ano, que vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa.