Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APP DIFUNDE HOJE A NEWSLETTER N.º 3000

Mensagem de José Luís Cacho, Presidente da Direcção da Associação dos Portos de Portugal

Difundimos hoje a newsletter n.º 3000 da Associação dos Portos de Portugal. Assinalamos o facto com a redifusão da newsletter n.º 603, emitida há precisamente 8 anos, a 26 de Setembro de 2012.

Orgulho-me de ter sido Presidente da APP nessa altura, representando o Porto de Aveiro (APA, S.A.), e de escrever estas notas desempenhando a mesma função, desta feita em representação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS, S.A.).

Em boa hora decidimos, ao tempo (Novembro de 2011), avançar com a reformulação da nossa presença na web, tanto no que reporta ao portal, como também ao contacto regular com todos os que se interessam pelos assuntos relacionados com o sector marítimo-portuário.
Contacto que se traduz não só no envio das newsletters, como também através da presença da APP nos mais importantes recursos das redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, Youtube, Slideshare…

De assinalar o facto da newsletter da APP ter periocidade diária há já vários anos. E diária significa aqui 365/365, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Acresce ainda a difusão de newsletters temáticas, razão pela qual em 2019 o número total de newsletters enviadas totalizou 436, ou seja, mais 71 que os dias do ano.

Damos, desta forma, o nosso contributo possível à difusão, junto do universo portuário, mas muito para além dele, de tudo o que de mais positivo e relevante acontece no dia a dia dos associados da APP: os portos portugueses, a DOCAPESCA e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Não quisemos, e em boa hora o fizemos, reduzir os conteúdos publicados ao chamado “sector”, o que na prática se traduziria na mera replicação de artigos de meios especializados na área.
Quisemos chegar junto do público que não trabalha nos portos, mas que se interessa, que é apaixonado pelas coisas do Mar.

Resistimos à tentação de olhar apenas para o umbigo, espelhando-o nos conteúdos difundidos. Hoje o portal e as newsletters da APP têm a sua quota parte na construção da agenda mediática portuária.

O bem-fundado da nossa aposta traduz-se no número crescente de subscritores da nossa newsletter, que soma vários milhares, como também no número de visualizações dos artigos publicados no portal.

Quase a entrarmos no último trimestre do ano, podemos já dar como consolidada a projecção de, pela primeira vez, ultrapassarmos os dois milhões de visualizações/ano dos artigos constantes do portal.
E isto apesar de vivermos um ano atípico a todos os níveis, aqui se incluindo a redução drástica do fluxo noticioso por mor da pandemia que em má hora bateu à porta do Mundo.

A estes números, já de si bojudos, há que acrescentar os mais de 70 mil subscritores das nossas redes sociais; também eles recebem, diariamente, os conteúdos que integram as newsletters da APP.
Para referir apenas um desses recursos, a nossa página no Linkedin atingiu já o número máximo de conexões, que é de 30 mil.

E ainda o contributo que a APP dá à Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), da qual é membro fundador.
Contributo que se traduz em vários domínios, aqui se incluindo a parte referente à comunicação. Também aqui os números são animadores, com as projecções a indicarem que o portal da APLOP registará, em 2020, mais de dois milhões de visualizações.

A 1 de Janeiro de 2021 celebraremos então os bons resultados “individuais” da APP, da APLOP, e do conjunto das duas associações irmãs, que se traduzirá, neste aspecto concreto, em mais de 4 milhões de views num ano.

Na qualidade de Presidente da APP cabe-me agradecer a colaboração prestimosa de todos os associados, através da produção regular de notícias que, difundidas nos seus próprios meios, são depois agregadas no portal da Associação do Portos de Portugal.

Em nome da Direcção da APP e dos restantes órgãos sociais, o meu MUITO OBRIGADO a todos os leitores que nos têm acompanhado nestes anos. Agora há que continuar na mesma senda rumo à newsletter 4000!

José Luís Cacho
Presidente da Direcção da APP